Bombeiros dão dicas de segurança para festas de fim de ano

PRUDENTE - BRUNO SAIA

Data 23/12/2016
Horário 08:55
 


As festas de confraternização realizadas nesta época do ano, incluindo as celebrações de Natal e ano-novo, são motivo de muita alegria, mas, se alguns cuidados não forem tomados, a diversão pode se transformar em motivo de tristeza para quem se envolver em acidentes, comuns neste período. "São dias que envolvem um grande número de ocorrências com vítimas, com casos dos mais diversos", revela o capitão Orival Santana Junior, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Presidente Prudente.

"As confraternizações, amigos-secretos e outras festividades sempre ocorrem acompanhados de bebida alcoólica e aí a pessoa pode acabar voltando dirigindo ou cometendo outros equívocos que podem gerar risco", destaca o capitão. Segundo ele, além de dirigir, nadar, andar de barco, lidar com fogo (churrasqueira) e com fogos de artifício, são outras atividades que não devem ser realizadas sob efeito de bebidas alcoólicas.

"Com relação aos fogos de artifício, por exemplo, é preciso ficar atento à procedência, às especificações técnicas para o uso, a data de validade, se o produto é certificado pelo Inmetro e ainda a faixa etária que ele pode ser utilizado", afirma o comandante. "Também deve ter uma atenção especial com os enfeites natalinos, verificando se a empresa é confiável, se eles são certificados, pois um fio fino pode superaquecer, dar um curto-circuito", completa.

Ainda de acordo com Orival, a recomendação é que todos os aparelhos ligados na eletricidade sejam retirados da tomada quando o morador deixar sua casa. "Aquelas luzinhas ficam perto de materiais combustíveis, como a árvore de Natal, a toalha de uma mesa e isso gera grande risco de incêndio", informa.

Segundo o capitão, outra atividade aparentemente inofensiva também pode gerar riscos, se feito de forma inadequada. "Jogar álcool no fogo da churrasqueira é muito perigoso, pois pode gerar uma explosão e queimaduras graves", destaca, lembrando que mesmo lidar com fogo durante o churrasco, sob efeito de bebida alcoólica, também não é recomendável.

"Ficamos felizes quando não somos acionados, mas estamos com o efetivo completo, à disposição da população. Desejamos ótimas festas e, principalmente, com muita responsabilidade", pontua o capitão.

 

Mais recomendações


A Energisa, a Allianz Seguros, Copagaz e Bonpet Brasil também ressaltam outros cuidados que devem ser tomados para evitar incidentes durante as festas de fim de ano. Não sobrecarregar uma tomada, utilizando benjamins ou outros conectores, ter cuidado ao decorar sua árvore de Natal, utilizando luvas durante a instalação das lampadinhas, ter cuidado com velas e ficar atento a vazamentos de gás, são algumas recomendações apontadas no informativo encaminhado por meio das Assessorias de Imprensa das empresas.
Publicidade

Veja também