Bombeiros realizam simulado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/10/2016
Horário 09:54


O 3º Subgrupamento de Bombeiros de Dracena realizou na manhã de ontem um simulado de atendimento a emergência envolvendo produtos perigosos, no caso a amônia. O comandante do órgão, capitão Cláudio Aranda Selvério, explica que o treinamento, que faz parte do estágio de aperfeiçoamento profissional, ocorreu no interior de uma empresa situada no km 653 da SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros).

Jornal O Imparcial Exercício visa capacidade de rápida mobilização de vários órgãos diante de ocorrência

Cláudio relata que, todos os anos, o efetivo do Corpo de Bombeiros realiza o estágio de aperfeiçoamento profissional, que é uma reciclagem técnica de um tema em específico, com a participação de diversos órgãos, empresas, além da administração municipal. "Após a realização do estágio, são realizados treinamentos simulados para aplicação das técnicas e conhecimentos obtidos durante as aulas. O exercício visa também à integração e capacidade de rápida mobilização de vários órgãos diante de uma ocorrência de grande complexidade e múltiplas vítimas", frisa.

Conforme o capitão, participaram do treinamento várias viaturas do Corpo de Bombeiros e de outras instituições, incluindo um veículo específico para atendimento a casos que envolvem produtos perigosos do próprio órgão, equipado com vários materiais e equipamentos. "A amônia, no estado gasoso, causa intoxicação por inalação, podendo provocar desde irritação em olhos, garganta e nariz, até vômito, desmaio, asfixia e morte. Também pode provocar queimaduras quando reage com mucosa da vítima e substâncias líquidas, por exemplo, água, suor, etc, pois se transforma em hidróxido de amônia, que é altamente alcalino e, portanto, altamente corrosivo", salienta.

 
Publicidade

Veja também