Bombeiros salvam homem arrastado por enxurrada em Presidente Prudente

Incidente ocorreu no cruzamento entre as avenidas Da Saudade e 11 de Maio; assista ao vídeo

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 29/12/2020
Horário 14:03
Foto: Reprodução/Facebook
Quando bombeiros chegaram ao local, a vítima já havia se afogado, e foi necessária uma manobra de desafogamento para expelir a água
Quando bombeiros chegaram ao local, a vítima já havia se afogado, e foi necessária uma manobra de desafogamento para expelir a água

O 14º Grupamento de Bombeiros divulgou ontem a gravação em que mostra o salvamento de um homem que foi arrastado pela enxurrada em Presidente Prudente. O vídeo foi registrado pelo circuito de monitoramento de um estabelecimento comercial da Avenida da Saudade.

A vítima, identificada como Celso Moreira da Silva, 47 anos, é moradora do Jardim Alvorada. Na imagem é possível observar a água descendo pela avenida. Em certo momento, o homem aparece sendo arrastado em direção a um veículo estacionado, onde permaneceu preso.

Pessoas que estavam em um posto de combustíveis foram ao local prestar ajuda, até a chegada da unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e outras equipes. 

De acordo com o cabo-PM Fabricio Gonçalves Vilerá, que participou do salvamento, a ocorrência foi por volta das 17h20, no cruzamento entre a Avenida da Saudade com a 11 de Maio. O local fica perto de outro incidente que era atendido por duas viaturas e mais a unidade em que estava o bombeiro.

“As pessoas que estavam no posto solicitaram nossa ajuda e como já estávamos dentro da viatura, fomos correndo para lá”, explica o bombeiro.

Segundo Vilerá, quando chegaram ao local a vítima já havia se afogado, e foi necessária uma manobra de desafogamento para expelir a água, técnica que foi bem-sucedida.

“Estava com o corpo totalmente embaixo do veículo, e a cabeça submergia. Inclusive, [a vítima] já estava em estado de hipotermia”, lembra o bombeiro, que juntamente com a equipe verificou que o homem tinha escoriações nas costas, braços e pernas.

Depois de realizar os primeiros socorros, a guarnição conduziu a vítima até a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Jardim Guanabara, onde continuou recebendo os cuidados médicos. 

Correnteza "muito forte"

Os bombeiros conseguiram conversar com a vítima que informou sobre como ocorreu o incidente. Segundo relatado para a equipe, o homem tentava atravessar a Avenida da Saudade, quando perdeu o equilíbrio e foi arrastado pela enxurrada. Conforme o cabo Vilerá, apesar de no vídeo a água não aparentar força, a correnteza estava “muito forte”.

“Ele não conseguiu segurar em nada, mas agarrou o para-choque do carro assim que chegou perto do veículo. Ficou até difícil de soltar a mão dele, porque já havia engolido muita água”, afirma. 

O bombeiro alerta que é importante tomar cuidado ao atravessar enxurradas durante as fortes chuvas. “Corriqueiramente temos recebido chamadas desse tipo, principalmente na região do Parque do Povo e bairros que alagam muito”, lamenta. 

Em janeiro deste ano, um incidente semelhante ocorreu quase que no mesmo trecho do Parque do Povo. 

Na época, um motociclista foi resgatado por três pessoas nas proximidades da Avenida da Saudade. Entre eles estavam dois militares: o capitão Ives Minosso de Almeida Ramos, e o capitão Bruno Piva de Castro, ambos do efetivo do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).

SAIBA MAIS

PMs resgatam homem preso em alagamento no Parque do Povo

Bombeiro acompanha parto por atendimento telefônico

Veja também