Bombeiros se formam em curso de mergulho autônomo, na Apea

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 16/12/2016
Horário 09:49
O curso de especialização de mergulho autônomo, oferecido pelo 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, foi encerrado ontem e formou 17 bombeiros, a maioria deles da região oeste paulista. Mas também tiveram participantes de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, entre outras cidades.

A solenidade de formatura ocorreu às 18h desta quinta-feira, na Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos).

O curso foi coordenador pelo major Luís Alexandre Olivete, subcomandante do 14º Grupo de Bombeiros, e contou com a colaboração de instrutores oficiais e praças do grupamento, com vários anos de experiência no assunto. De acordo com Orival Santana Júnior, capitão comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros e instrutor do treinamento, ao todo foram 39 dias de aulas, iniciadas no dia 7 de novembro, com 12 horas diárias de trabalho. "Os mergulhadores tiveram aulas teóricas e práticas, com diversas fases de dificuldades, que vão desde treinamentos na piscina até no mar. É um dos cursos mais difíceis dos bombeiros. Trabalhamos controle emocional para atuar em difícil acesso, mergulhos de risco, noturnos, vendados, e por aí vai", explica Orival.

A última etapa consistiu em atividades no mar, em mais de 40 metros de profundidade, nas praias de Santos e Ubatuba, litoral paulista. Em uma etapa intermediária, o curso foi realizado em represas e rios da região, e no Rio Paraná, em Presidente Epitácio. Os novos mergulhadores irão atuar no salvamento da Operação Verão, que vai até o fim de março. "Nossa região é banhada por grandes de rios e temos vários balneários que atraem diversas pessoas durante a estação", relata o comandante.

Neste ano já foram registrados 83 afogamentos. No ano passado foram 42 ocorrências. "Por isso, a nossa preocupação em formar novos profissionais de resgate aquático. Agora eles estão preparados para socorrer em diversos graus de perigo, tanto em salvamento, como buscas de cadáver e objetos em águas profundas, de baixa visibilidade e fortes correntezas", destaca.

 
Publicidade

Veja também