Boneca Olegário

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 11/01/2022
Horário 07:00

Nos programas de humor das décadas de 70 a 90, eram comuns comediantes criarem personagens fixos ou tipos que repetiam bordões e caíam no gosto popular, como os de Chico Anysio, Agildo Ribeiro e Jô Soares. No antigo humorístico “Planeta dos Homens” (Globo, de 1976 a 1982), um dos tipos vividos pelo ator Paulo Silvino era uma boneca humana, Olegário Carnaval, que usava farto bigode postiço e cabelos de tranças que se locomovia com os braços armados como boneca cantando: “Dandá... Dandá... pra ganhar tem-tem”. Ele pedia para as pessoas apertarem sua barriga, dizendo: Dá uma pegadinha, dá. E quando acontecia ele gritava: Mã-Mã... Não é bonitinho? Outro bordão que ficou famoso no personagem era que em todas suas reminiscências ele dizia: Ah, como era grande! O personagem retornou alguns anos depois na “Escolinha do Professor Raimundo” e na “Escolinha” da Record. Paulo Silvino faleceu aos 78 anos em 2017.
    
“Motivos para a desnutrição em idosos”

Muitos idosos perdem peso ao longo do processo de envelhecimento, quer seja por intercorrências agudas (internações, cirurgias, doenças infecciosas) ou crônicas (patologias descompensadas ou fenômenos ligados naturais ao próprio envelhecimento). O baixo peso para idosos é considerado quando o IMC (Índice de Massa Corpórea) está abaixo de 22 kg/m2 (Peso dividido pela altura ao quadrado) e vários fatores contribuem para este balanço energético negativo. Dentre eles: 1) Baixa ingesta oral: quer seja por redução de apetite, por dificuldade de mastigação ou por problemas na aquisição dos alimentos; 2) Perda de paladar e disgeusia: O envelhecimento por si só reduz o número de papilas gustativas, há menor produção de saliva e pode ocorrer intolerância para sabores mais ácidos e menor percepção do sal; 3) Alterações mecânicas ou fisiológicas do trato gastrintestinal: maior sensação de plenitude ou empachamento e lentidão digestiva, levando à saciedade precoce; 4) Disfagia: Doenças digestivas e neurológicas, uso de medicamentos e o envelhecimento avançado podem provocar dificuldades da deglutição do bolo alimentar, deixando o ato de comer mais problemático; 5) Polifarmácia: o uso de medicamentos podem interferir no apetite, no paladar, na saciedade e até mesmo no funcionamento intestinal; 6) Maior resistência anabólica: A sarcopenia (redução da massa muscular), a redução de níveis hormonais, o aumento de citocinas inflamatórias e diversas alterações metabólicas do envelhecimento contribuem para que haja um desequilíbrio entre o anabolismo (construção muscular corpórea) e catabolismo (utilização das reservas para produzir energia); 7) Fatores emocionais como estados ansiosos e depressivos que não só interferem no apetite como prejudicam as relações interpessoais, a socialização à mesa, o prazer da refeição e até mesmo as etapas de aquisição e preparo; 8) redução da atividade física, que é fator vital para a melhora muscular e regularização metabólica. 

Dica da Semana

Livros 

“João Cabral de Melo Neto: Uma Biografia”
Editora Todavia. Autor: Ivan Marques. O grande criador de Morte e Vida Severina (1920-1999) tem sua vida detalhada desde a origem aristocrática, passando pela perseguição por comunismo no Itamaraty, até sua consagração como poeta brasileiro. 

“Mercedes Sosa – A Voz da Esperança”
Editora Tribute2 Life. Autor: Anette Christensen. Uma biografia em homenagem à cantora argentina de sucesso (1935-2009) em toda a América Latina, com depoimentos de amigos e fãs e recheado de fotografias. 


 

Publicidade

Veja também