Brigada evacua Poupatempo em simulação
Todos os cidadãos e funcionários presentes na unidade, no momento do simulado, participaram do treinamento, ontem
O atendimento no Poupatempo de Presidente Prudente foi interrompido ontem por conta de um exercício realizado pela equipe de brigadistas do espaço, pegando de surpresa os usuários do local. "Eu estava esperando para ser atendida quando ouvi o alarme e vi o pessoal levantando e saindo, aí eu fui atrás", conta a empregada doméstica Kátia Prudêncio Soares, 34. "Ainda bem que foi só de mentira", completa, aliviada após ser informada de que se tratava de uma simulação.
"Quando eu vi a movimentação, logo pensei que seria um pequeno incêndio ou um treinamento", afirma o representante comercial Vadir Marostica, 58, que veio acompanhar sua esposa na renovação da carteira de motorista. "Tudo que ajuda na prevenção é válido", destaca.

Todos os usuários do Poupatempo saíram do prédio, ontem; muitos foram pegos de surpresa
"Nós temos uma equipe de 13 brigadistas que passam por uma parte teórica em seu treinamento e precisam colocar em prática o que foi aprendido, o que é realizado durante a simulação", explica a administradora do Poupatempo, Franciany Galvão Bueno Costa. "Nós colocamos um cartaz informando o que vai acontecer, mas poucos repararam e, por isso, acabaram sendo pegos de surpresa", completa, destacando que o treinamento prático é realizado duas vezes por ano e o próximo deve ser no segundo semestre.
Exercício
O treinamento realizado foi um exercício de abandono da área onde funciona o posto de atendimento. Todos os cidadãos e funcionários presentes na unidade, no momento do simulado, participaram do treinamento. A ação foi coordenada pelos integrantes da equipe do Plano de Ação Emergencial e acompanhada por um técnico em segurança do trabalho, com a participação de brigadistas do posto e representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
"Primeiro é realizado o abandono do prédio e o socorro das vítimas e em seguida é feito o ataque ao foco do incêndio com extintores e hidrantes", detalha Nilson Flausino Dias, técnico em segurança do trabalho, responsável pelo treinamento dos brigadistas da unidade. Fumaça foi utilizada para dar realismo à ação.
Segundo ele, a iniciativa serve para preparar os colaboradores do Poupatempo para situações que exijam uma rápida e organizada saída do local. Após a simulação, eles retornaram ao prédio e os serviços foram retomados.