Bruno Lins e Gabriele Sousa encaram 48º Sul-Americano

A dupla conquistou a vaga durante o 32º Troféu Brasil, que ocorreu entre 6 e 9 de junho, em São Paulo

Esportes - Jean Ramalho

Data 04/07/2013
Horário 11:02
 

Vestindo as cores da seleção brasileira, o velocista Bruno Lins Tenório de Barros, de 26 anos, e a saltadora Gabriele Sousa dos Santos, de 18 anos, que defendem a Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, de Presidente Prudente, disputam entre amanhã e domingo, em Cartagena, na Colômbia, o 48º Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto. A dupla conquistou a vaga durante o 32º Troféu Brasil, que ocorreu entre 6 e 9 de junho, em São Paulo, e está entre os 79 atletas – 41 homens e 38 mulheres – convocados pela Confederação Brasileira da modalidade (CBAt), na última sexta-feira.

Medalhista de prata na prova dos 100 metros rasos no Troféu Brasil com o tempo de 10s24, e ouro nos 200 m com 20s33 e classificado para o Mundial da Rússia, de 10 a 18 de agosto, Bruno Lins corre pelas duas provas na Colômbia, além de competir ainda pelo revezamento 4x100 m. Atualmente, o atleta figura na 20ª colocação dos 200 m com a marca de 20s24, e na 86ª posição nos 100 m com 10s22, pelo ranking da Associação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), desta maneira, o treinador de velocidade da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, Eliseu Sena, revela que o principal foco de Lins na competição é melhorar suas marcas visando uma melhor colocação no ranking.

"Nossa perspectiva é de ouro pelos 200 m, assim como no revezamento 4x100. Mas o principal objetivo do Bruno no Sul-Americano é melhorar suas marcas e, consequentemente, melhorar sua posição no ranking da Iaaf", afirma o técnico de velocista.

Na quarta colocação do ranking da Iaaf no salto triplo, pela categoria juvenil, com a marca de 13,47 m obtida no Troféu Brasil, Gabriele Sousa dos Santos fará sua estreia em competições da versão adulta. Sendo assim, o técnico Dino de Aguiar Cintra Filho encara o evento como uma oportunidade de sua comandada melhorar suas marcas e adquirir experiência. "As chances de pódio são mínimas, pois ela irá competir pela categoria adulta, que conta com ótimas saltadoras, com índices bem acima dos dela. Mas a competição servirá com experiência e para que ela melhore suas marcas pessoais", relata.

 

Sangue prudentino


Além da dupla, a cidade contará também com a participação dos atletas Mauro Vinícius da Silva, Duda, e Liliane Cristina Barbosa Fernandes, que nasceram em Prudente, mas atualmente competem pela BM&F Bovespa, de São Caetano do Sul (SP).

Sob o comando do técnico Aristides de Andrade Junqueira, Tide, que também é de Prudente, Duda defende o Brasil no salto em distância, prova em que o competidor figura em terceiro lugar na lista da Iaaf com 8,31 m. Já Liliane Cristina Barbosa Fernandes, que é treinada por Sanderlei Parrela, corre pelos 400 m com barreiras, prova em que foi medalhista de ouro no Troféu Brasil.

O velocista José Carlos Gomes Moreira, Codó, que treina na pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), sob a supervisão de Eliseu Sena, mas defende a equipe de Londrina, também integra a seleção na competição em duas provas: os 100 m e o revezamento 4x100 m.

 

 

SAIBA MAIS

DESIGNADO PELA CBAT

Medalha de prata no revezamento 4x100 nas Olimpíadas de Sydney em 2000 e bronze em Atlanta em 1996, o ex-velocista André Domingos da Silva também embarcou com a delegação brasileira. O ex-atleta foi designado pela CBAt para atuar como uma espécie de consultor, com o objetivo de contribuir repassando sua experiência na carreira e servir como inspiração para os mais novos atletas.

 
Publicidade

Veja também