Bruno Sanches faz show na FCT/Unesp em homenagem à viola brasileira  

Evento desta quarta-feira, às 18h, é gratuito, aberto a toda comunidade e marca o retorno das aulas no segundo semestre da universidade

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/08/2023
Horário 07:08
Foto: Roberto Mancuzo
Bruno Sanchez foi vencedor do 5º Prêmio Mimo Instrumental e do 2º Concurso de Viola Caipira Revelando SP
Bruno Sanchez foi vencedor do 5º Prêmio Mimo Instrumental e do 2º Concurso de Viola Caipira Revelando SP

O CAC (Comitê de Ação Cultural) e a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente oferecem o show “A viola é brasileira”, com o instrumentista Bruno Sanches, nesta quarta-feira, às 18h, no Anfiteatro 1. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. 

O show "A viola é brasileira" mostra que além de poder participar de diversas sonoridades da MPB, distintas do repertório sertanejo, como de fato aconteceu desde a década de 1960, a viola é marca sonora de brasilidade. “A viola pode protagonizar qualquer tipo de canção, em qualquer estética e com letras sobre qualquer assunto, rural ou urbano”, explica Bruno Sanches. 

Neste concerto, Bruno Sanches, violeiro premiado por seu trabalho instrumental, traz, de forma lúdica e descontraída, com histórias e poesias, um viés de consciência sobre os processos históricos e sociais que envolvem o repertório que toca. “Além disso, com este show eu encerro um longo ciclo de apresentações solo e convido para me acompanhar no palco os músicos Samuel Lima, no contrabaixo, e Guilherme Jianelli, na bateria e percussão”, diz. 

Trajetória

Bruno Sanches é mestre em Etnomusicologia e Bacharel em Música pela USP (Universidade de São Paulo). Foi vencedor do 5º Prêmio Mimo Instrumental e do 2º Concurso de Viola Caipira Revelando SP, além de ter sido listado entre os melhores instrumentistas do ano de 2019 pelo site Melhores da Música Brasileira. 

É também cantor, violeiro, compositor e preza por performances em que sua voz e seu instrumento sejam igualmente protagonistas. Tem circulado em espaços musicais de grande relevância, como: Mimo Festival, Festival de Campos do Jordão, Festival Violeiros do Brasil, Festival Música Nova, Festival Viola da Terra, Programa Sr. Brasil, Rádio Cultura, Rádio USP, TV Aparecida e Sesc (Serviço Social do Comércio). Foi professor de viola no 42º e 43º Civebra (Curso Internacional de Verão de Brasília). Já levou a viola a festivais em países como Argentina, Paraguai e Portugal. 

SERVIÇO 
O show “A viola é brasileira”, com Bruno Sanches, é gratuito e ocorre hoje, no Anfiteatro I da FCT/Unesp de Presidente Prudente, a partir das 18h. O endereço é Rua Roberto Simonsen, 305, Vila Santa Helena




 

Publicidade

Veja também