Bunkyo Rural alerta para mudanças do clima

Evento do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) é sediado em Prudente, com o tema: “Agricultura no oeste paulista, desafios na nova era”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2021
Horário 04:55
Foto: Cedida
O agrônomo Nobuyoshi Narita e o diretor do Bunkyo, Toshio Koketsu 
O agrônomo Nobuyoshi Narita e o diretor do Bunkyo, Toshio Koketsu 

A 14ª edição do Bunkyo Rural ocorre nesta quinta-feira (25), com o objetivo de divulgar conhecimentos técnicos e troca de experiências entre produtores e palestrantes. O evento itinerante promovido pela Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) é sediado em Presidente Prudente, com o tema: “Agricultura no oeste paulista, desafios na nova era”, com transmissão em formato online, a partir das 18h.
“O intuito desse evento é provocar um alerta sobre as diferentes mudanças que estão ocorrendo”, afirma Nelson Kamitsuji, presidente da Comissão Bunkyo Rural, “que antes eram pontuais, e agora estão acontecendo quase que de maneira generalizada e isso sinaliza maior atenção dos produtores na gestão de suas atividades”.
Participam da edição quatro destacados engenheiros agrônomos especialistas: prof. Dr. Edemar Moro, prof. Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa, prof. Dr. Francisco Graziano Neto e Dr. Nobuyoshi Narita. O prof. Dr. Edemar Moro abordará sobre o “ILPF – Integração Lavoura-Pecuário e Floresta”, tema de sua especialidade. Docente do curso de Agronomia (graduação, mestrado e doutorado) na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), tem experiência como pesquisador visitante na Universidade da Georgia, Tiffon – EUA. O prof. Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa, que tratará sobre “Climatologia”, é docente do curso de Agronomia da Unoeste e atua na área de ecofisiologia vegetal (fotossíntese vegetal e relações hídricas). É líder do grupo de pesquisa Fito-Cana e responsável pela estação meteorológica da Unoeste e pelo serviço agrometeorológico Unoeste/Clima.
O prof. Dr. Francisco Graziano Neto tratará sobre “Os desafios da agricultura na nova era”. Mestre em Economia Agrária, Doutor em Administração (FGV/SP) e professor de MBA na FGV, foi secretário de Estado do Meio Ambiente e secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Atua no agronegócio há mais de 30 anos e publicou livros sobre questões agrárias, política e democracia.
Já o Dr. Nobuyoshi Narita, pesquisador científico da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e colaborador da Unoeste falará sobre o tema – “Uma Visão do Agro no Oeste Paulista”. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitossanidade, atua principalmente nos temas relacionados ao maracujá, vírus e afídeos.

Bunkyo Rural

O 14º Encontro Bunkyo Rural, realização do Bunkyo, tem parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana – Hansoro e apoio da Embaixada do Japão no Brasil, do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Associação Cultural e Esportiva de Presidente Prudente, Unoeste, Honda, Jornal Nippak e Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

SAIBA MAIS
O evento é apoiado pelos seguintes patrocinadores: Fundação Kunito Miyasaka, Nutrisafra, Honda, Jacto, NK, Sakata, Sansuy, Hinomoto, Grupo Takigawa Distribuição, Granja Acampamento Com. de ovos Ltda. e MIL Mecânica Implemaq Ltda.

SERVIÇO
Acompanhe a íntegra do 14º Encontro Bunkyo Rural – Agricultura no Oeste Paulista, Desafios na Nova Era pelo Zoom. Para inscrever, acesse Agro no Oeste Paulista – Bunkyo Rural e/ou assista também pelo Youtube.com/Bunkyodigital.

Publicidade

Veja também