O repúdio ao decreto que estabelece a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva chega às escolas de educação especial de Prudente e é buscado o apoio dos vereadores para que atuem junto a deputados estaduais e federais; e senadores.
NA CÂMARA
Na sessão ordinária da noite de quarta-feira (29) desta semana, um grupo ligado à educação especial esteve na Câmara Municipal e foi recebido na sala de reunião dos vereadores, para explicar o assunto.
SÉRIAS FALHAS
O decreto é visto com sérias falhas tanto em sua estrutura quanto em seus conceitos, ameaçando décadas de dedicação das escolas especializadas como são as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
CRÍTICA AO DECRETO
As Apaes são instituições comprometidas com o direito à educação de qualidade para estudantes com deficiência e TEA (transtorno do espectro autista). A crítica ao decreto se sustenta no possível desmantelamento de redes especializadas consolidadas.
SEM REPASSES
Em Presidente Prudente, a educação especial é trabalhada na Apae e na Lumen et Fides. Em relação ao decreto é prevista a suspensão de repasses estaduais e federais. Por estas situações, a Federação das Apaes sugeriu a procura por vereadores.
POSSÍVEL AUDIÊNCIA
O Plantão conversou com o presidente da Câmara, vereador William Leite (PP), que disse ter entendido a preocupação das escolas especializadas e a conversa fluiu para possível audiência pública.
SESSÃO SOLENE
Nesta sexta-feira (31), às 20h, tem sessão solene na Câmara para entrega do título de Cidadão Prudentino ao Dr. Geraldo Cesar Alves, pelos relevantes serviços prestados à medicina e comunidade. A homenagem é de autoria de William Leite.
ESTÁ APROVADO
Os vereadores aprovaram requerimento do colega Babu da Cohab (PP), que solicita a averiguação dos radares de ruas e avenidas de Prudente. O vereador Edgar Caldeira (União) o parabenizou pela iniciativa.
ALGO IRREGULAR
No requerimento, a justificativa é sobre zelar pelo bom funcionamento, no sentido de não cometer injustiças. Edgar falou que é de competência do vereador fazer essa cobrança e que se algo estiver irregular, pode causar danos.
NO GABINETE
A assessoria da Câmara informa ao Plantão que o presidente William Leite, Babu e Izaque Silva (PL) estiveram ontem no gabinete do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), na assinatura de doação de terreno ao Estado para escola do Montalvão.
MAIS LOCAL
O Plantão obteve informação de bastidor que a TV Fronteira ampliará, em breve, o horário da programação local, possivelmente ocupando todo o período da manhã, seguindo até o começo da tarde com o telejornal da hora do almoço.
UNIÃO BRASIL
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) desaprovou as contas da campanha de 2021 do diretório estadual do União e determinou a suspensão do repasse das cotas do Fundo Partidário. Cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).