Busca por revisão veicular aumenta com as férias

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 18/12/2018
Horário 09:58
José Reis - Revisão demora de 2h a 3h para ser feita, de acordo com cada necessidade
José Reis - Revisão demora de 2h a 3h para ser feita, de acordo com cada necessidade

Diante da preocupação com a segurança dos veículos utilizados na estrada neste período de férias que se aproxima, os mecânicos têm expectativa de 20% no aumento pela busca de revisão. A crise financeira somada ao descuido de motoristas favorece o surgimento de carros quebrados e estimula a procura por mecânicos nesta época do ano. A falta de manutenção preventiva é responsável pela maioria dos acidentes e surpresas que as pessoas encontram nas viagens. Segundo os especialistas, o ideal é que as pessoas deixem a estética de lado e foquem nos itens internos, fazendo uma visita ao mecânico antes das viagens para não ficar na mão no meio da estrada. Carros com mais de 15 anos de uso são mais vulneráveis e precisam de um cuidado maior.

O mecânico Rodrigo da Silva, 42 anos, fala que a busca pelo serviço aumenta devido ao período de férias, quando as famílias se programam para viajar sem correr nenhum imprevisto. Segundo ele, a manutenção deve ser feita todo ano, diminuindo as chances de quebra, acidente e outros fatores. “As pessoas devem pensar que a manutenção é importante para não ficar na mão longe de casa”. Rodrigo comenta que o movimento cresceu 10% já no começo deste mês e aguarda um aumento maior para o início do ano.

Rogério Grabowski, 46 anos, que atua no ramo há 31 anos, expõe que a necessidade da manutenção não deve entrar em discussão. “As pessoas precisam entender o quão importante isso é”, afirma. As revisões precisam ser realizadas periodicamente, todos os anos. O mecânico explica que o serviço demora de 2h a 3h e cada carro tem uma necessidade diferente. Ele deixa claro que o valor depende da quilometragem, do modelo e itens a serem realizados.

Por outro lado, para o mecânico Luciano da Silva, 47 anos, dezembro não é o mês mais favorável para os negócios do ramo. Ele explica que a procura cai em até 90% por causa do período festivo e que as manutenções acabam sendo mais frequentes a partir de janeiro. Quanto ao preço da revisão, a cobrança é feita de acordo com que é modificado. “Se não for necessário trocar nada, o valor é um só”, diz.

A gerente de vendas, Maria Aline Soares, 29 anos, conta que faz a manutenção do carro periodicamente, principalmente no fim do ano, que é uma época em que sua família utiliza o meio de transporte para viajar. “Tem que fazer uma boa revisão e o mecânico deve ser confiável”. Ela está sempre atenta ao barulho do carro e todas as necessidades do interior que precisam de um cuidado, para garantir a segurança da família.

Já a auxiliar administrativa Mariana Thais Guarinao, 25 anos, explica que no fim do ano a quantidade de clientes sempre aumenta, devido às datas comemorativas, nas quais as pessoas costumam viajar mais. Ela expõe que quando inicia o mês de dezembro, a empresa dispara mensagens orientando a importância da revisão. O objetivo é prevenir algo que possa vir a ocorrer, por isso, recomenda-se que a cada 10 mil km seja feita a devida manutenção no motor, pneus, freios, entre outros itens.

SAIBA MAIS

Em média, a revisão dos automóveis varia de R$ 120 a R$ 600 nos estabelecimentos pesquisados pela reportagem. No entanto, a precificação dependerá de cada veículo e necessidade de troca de peças.

Publicidade

Veja também