Cabe também a nós evitarmos um colapso no sistema de saúde

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 23/06/2022
Horário 05:18

Dificilmente você tenha passado os últimos meses sem conhecer alguém que tenha sofrido a beça com sintomas gripais. Muito tem-se pensado a respeito dos fatos que levaram a essa disseminação da gripe, que tem sobrecarregado o sistema de saúde, seja público ou particular. Quem precisa de atendimento médico de urgência e emergência se depara com filas imensas, unidades superlotadas, e a maioria dos pacientes preocupada com o avanço de sintomas relacionados à síndrome respiratória. 
Será que com a pandemia a imunidade das pessoas diminuiu? Será que a população estava tão focada na Covid-19 que acabou por negligenciar outras doenças? Bom, hipóteses não mudam a realidade. Mas, métodos cientificamente comprovados sim. É o caso da vacinação. Estamos em plena campanha de imunização contra a influenza, e a boa notícia é que, em Presidente Prudente, as doses foram liberadas para a população em geral.
Portanto, caso tenha condições de tomar a vacina, não pense duas vezes. Vá até um posto de saúde e garanta mais proteção contra a gripe. O inverno teve início nesta terça-feira, e todos sabemos que a tendência é que a transmissão do vírus influenza siga numa crescente. Novas ondas de frio estão previstas para a região pelos próximos meses, o que, naturalmente, fazem as pessoas ficarem mais próximas, em ambientes fechados, sem ventilação. 
Ainda seguimos receosos com a transmissão da Covid-19, pois continuam as internações e óbitos decorrentes da doença – claro, com muito menos expressividade do que no período pré-vacina. Mas, ainda estamos sim muito traumatizados com as consequências do coronavírus nas nossas vidas. No entanto, não é só a Covid que tem prejudicado a população. Precisamos continuar em alerta para todas as doenças, e nos cuidar o máximo possível, para que não venhamos a enfrentar, novamente, um colapso no sistema de saúde. Faça a sua parte em tudo o que estiver a seu alcance: tome a vacina!

Publicidade

Veja também