Cabelos e pele exigem cuidados especiais com chegada do outono

Mudança de estação, com climas mais frios e secos, interfere diretamente no corpo e os fios; docente dá dicas de como tratá-los neste período

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/03/2022
Horário 14:02
Foto: Freepik
Cabelos devem ser lavados com água morna ou fria
Cabelos devem ser lavados com água morna ou fria

O mês de março marca a chegada de uma nova estação com o início do outono no dia 20. Conhecida como uma estação de transição, o outono traz temperaturas mais amenas e um volume de chuvas menor, fatores externos que interferem diretamente no corpo e nos cabelos.

Tudo isso demanda uma atenção maior com os cuidados no dia a dia, como explica Meire Luci Zaninelo, docente da área de beleza e bem-estar do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente. “Nessa época de transição entre estações, a variação climática pode acabar prejudicando tanto os cabelos quanto a pele se eles não forem cuidados de maneira correta. Os banhos cada vez mais quentes podem ser prejudiciais causando o ressecamento dos fios e também retirando a oleosidade natural da pele, um importante fator para a integridade da barreira cutânea e que tem função protetora”, expõe.

Pensando nisso, Meire separou algumas dicas para os cuidados com os cabelos e com a pele durante as próximas estações.

Dicas para os cabelos

Ela orienta lavá-los com água morna ou fria. Os banhos quentes acabam sendo um verdadeiro inimigo para o cabelo, deixando-os ressecados, sem brilho e sem movimento. Uma dica para quem não tem coragem de encarar um chuveiro frio nos dias mais frescos é deixar a temperatura morna nos dias de lavagem ou fazer ao menos o último enxágue com a ducha fria.

Outro conselho é optar por um shampoo de limpeza profunda. Nessa temporada, a poluição também aumenta e o reflexo disso nos cabelos é a perda de brilho, maciez e, em alguns casos, até pontas quebradiças. É necessário usar produtos de tratamento. Os fios precisam desse procedimento para fortalecer a fibra capilar e recuperar as proteínas que ela acaba perdendo com as agressões do dia a dia.

Também é importante investir em proteção térmica. Mesmo que os raios solares não estejam tão agressivos, é necessário manter o cuidado com produtos que possuem ativos protetores UV (radiação ultravioleta) e com máscaras que devem ser aplicadas antes do uso de aparelhos elétricos que emitem calor em excesso, como secadores de cabelo.

Dicas para a pele

A docente orienta que cada um identifique qual o tipo de sua pele, pois isso ajuda a entender melhor seu funcionamento e quais são os tratamentos corretos; higienize o rosto poucas vezes durante o dia, uma vez que fazer isso várias vezes pode acabar dando o efeito de ressecamento da pele e, em alguns casos, pode resultar em um tipo de efeito rebote, principalmente para quem possui uma pele mais oleosa; e mantenha a pele do rosto e do corpo hidratadas.

A hidratação da sua pele é vital para que ela fique e se mantenha saudável. Para isso, a dica é fazer uso de um hidratante para o rosto que seja indicado para o seu tipo de pele ao menos duas vezes ao dia logo após a lavagem e, para o corpo, um hidratante com base mais cremosa ou em emulsões.

Por fim, é indispensável usar filtro solar, faça chuva ou faça sol, esteja em casa ou na rua. No outono não poderia ser diferente. Usar um filtro solar adequado para cada tipo de pele diariamente é fundamental no rosto e nas áreas mais expostas do corpo.

Qualificação profissional

O Senac de Prudente conta com uma série de cursos na área de beleza e bem-estar pensados para preparar os profissionais para atender às principais demandas desse mercado que segue crescendo e evoluindo, com novas tendências e processos constantemente. Entre as opções, estão cursos técnicos, como o Técnico em Estética, e cursos livres, como Administração de Salão de Beleza, Depilação Facial com Linha, Manicure e Pedicure, entre outros.

Para conhecer mais sobre os cursos da área no Senac de Prudente, prazos de inscrições, processo seletivo de bolsas e descontos, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/senac-presidente-prudente).

Veja também