CAC fecha junho com 6 novos aprendizes inseridos no mercado de trabalho

Luiz Antonio Miguel Ferreira diz que mês foi “muito positivo” por este motivo e pelo termo firmado com a Fundação Casa para oferecer aprendizagem aos jovens que cumprem medidas socioeducativas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/07/2023
Horário 05:55
Foto: Cedida
Andrea Thomaz, diretora da Fundação Casa, e Luiz Antonio assinam termo de cooperação
Andrea Thomaz, diretora da Fundação Casa, e Luiz Antonio assinam termo de cooperação

O balanço dos atendimentos da CAC (Casa do Aprendiz Cidadão) de Presidente Prudente, no mês de junho deste ano foi, segundo o presidente da entidade, Luiz Antonio Miguel Ferreira, “muito positivo”. “A avaliação é feita quando se analisa o número total de aprendizes [480] e aqueles que foram efetivados em suas empresas. Somente neste mês, seis jovens foram integrados, garantindo assim uma continuidade de sua profissionalização”, comemora o dirigente.

Conforme ele, julho é marcado por um período de recesso, porém, as atividades não param e continuarão a planejar as ações do segundo semestre e buscar mais capacitação de todos os colaboradores a fim de garantir um serviço de qualidade. 

“Temos alguns projetos em andamento, como a nova sala de informática, bem como a sala multiuso, com a realização de uma minibiblioteca para os jovens e um espaço de utilização para atividades diversas. Os projetos são muitos e estão em andamento”, frisa o gestor. 

Luiz Antonio destaca que existe uma parceria com a Toledo Prudente Centro Universitário, que possibilitará uma ação mais ampla em todo o território da CAC, visando à implantação do que se denomina “território educador”, ou seja, “um espaço acolhedor para os jovens”.

“Porém, precisamos sempre contar com a colaboração da sociedade e em especial dos empresários para a contratação dos aprendizes. Sem dúvida alguma, a contratação de um aprendiz é a forma mais econômica de se garantir um profissional com experiência e preparado”, acentua o presidente da CAC. 

Inclusão social

Por outro lado, o presidente da entidade diz que junho também foi muito significativo, porque ocorreu a celebração da assinatura de um termo de cooperação firmado entre a CAC e a Fundação Casa - Divisão Regional Oeste, onde será oferecida aprendizagem aos jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas, a fim de que, no futuro, estes sejam inseridos no mercado de trabalho. 

Ele explica que este serviço é realizado através da EaD (Educação a Distância) que a Casa do Aprendiz Cidadão disponibilizará aos interessados. Trata-se de um reforço do compromisso de promover a inclusão social e de gerar oportunidade para o desenvolvimento dos jovens. 

Conscientização

Ainda neste mês de julho, a CAC continua com as ações da campanha de conscientização contra o racismo e o preconceito que tem como tema: “Não é só por cumprir a lei. É por respeito”. Após a formação inicial de seus colaboradores, a ação que aborda temas como racismo, homofobia, gordofobia, intolerância religiosa, preconceito social, xenofobia, machismo e discriminação etária ganhou as salas de aula e os temas são trabalhados com os jovens aprendizes e que participam de projetos sociais. 
“Enfim, junho foi muito produtivo para o desenvolvimento da missão da Casa do Aprendiz Cidadão. Graças aos esforços de muitos envolvidos”, salienta o presidente Luiz Antonio Miguel Ferreira. 

EFETIVAÇÕES E DESLIGAMENTOS
Total de aprendizes: 480 jovens
Desligamentos: 28 jovens
Efetivados: 6 jovens

EMPRESAS CONTRATANTES
•    Novo Leite - 1
•    Chuveirão das Tintas-1
•    AC Ruiz – 1 
•    Posto Eldorado - 1
•    Hospital Regional - 1
•    D’Carvalho - 1

NÚMEROS
480 
jovens aprendizes estão inseridos no mercado de trabalho

223 
adolescentes e jovens participam dos projetos sociais

198  
adolescentes integram o EAD

35 
jovens estão em qualificação presencial

4.012 
almoços foram servidos 

52 
atendimentos foram realizados no consultório odontológico

Fotos: Cedidas


Campanha contra o racismo e o preconceito segue neste mês de julho

Publicidade

Veja também