Cada pequena ação faz a diferença!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 10/09/2023
Horário 05:12

O Dia Mundial da Limpeza (também conhecido como World Cleanup Day) é um evento global que ocorre no terceiro sábado de setembro de cada ano. A iniciativa tem como objetivo mobilizar voluntários em todo o mundo para limpar áreas públicas e conscientizar sobre a importância de um planeta limpo e sustentável. Por mais que soe como algo distante, você sabia que em Presidente Prudente, por exemplo, existem ações inseridas neste contexto, e que você pode se juntar a elas, em prol de uma vida e um planeta mais sustentável?

Como noticiado por O Imparcial, a Rede Amor e Esperança convida a população em geral para a semana DML (Dia Mundial da Limpeza-16), com uma programação que inclui palestras de conscientização, plantio de mudas e hortas, distribuição de sementes, limpeza de espaços públicos, entre outros. Trata-se de uma causa extremamente importante e relevante, que deve ser ensinada às crianças desde as pequenas ações realizadas em casa, como se preocupar com o lixo produzido, não descartar os resíduos de forma incorreta e evitar o desperdício.

Tudo isso deve ser replicado fora de casa também, lembrando que nossas ações como adultos irão moldar os comportamentos dos pequenos, que internalizam os ensinamentos muito mais pelas atitudes do que pelas palavras. Ou seja, de nada adianta falar e fazer o oposto. 

As pessoas precisam tomar consciência de vez de seus papéis como cidadãs. Não é possível que tanta gente siga com a mentalidade de somente aguardar por políticas públicas, insistindo em não cuidar, sequer, do quintal de casa. Doenças que são sérios casos de saúde pública, como a dengue, que não tem dado trégua em Prudente, são claramente um reflexo deste tipo de comportamento.

Ao promover um planeta limpo e sustentável, estamos contribuindo não somente para o nosso próprio bem-estar, mas para um futuro mais saudável e equilibrado para as futuras gerações. Cada pequena ação faz a diferença!

Publicidade

Veja também