Cadeira no Legislativo

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 24/01/2024
Horário 04:45

O empresário do ramo de turismo, Marcos Lucas, foi candidato a prefeito nas últimas eleições municipais pelo Avante, em 2020, e agora tem planos de disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Presidente Prudente; conforme contou ao Plantão.

APROVADO NO SELETIVO
Sua filiação no Novo ocorreu em 2022, quando fez o processo seletivo do partido e foi aprovado para ser candidato a deputado federal. Agora, fez o curso para vereador e está habilitado pelo processo denominado Jornada 2024.

ALÉM DOS GRANDES CENTROS
Em abril do ano passado, ao abrir pré-inscrição para filiados interessados em disputar as eleições municipais de 2024, os dirigentes do Novo anunciaram a estratégia de ir para além dos grandes centros e alcançar o maior número possível de cidades. 

PADRÃO DE EXCELÊNCIA
A Jornada 2024 do Novo – partido que abre mão dos recursos do Fundo Eleitoral – tem como objetivo viabilizar novas lideranças e candidaturas com o padrão de excelência do partido, com o foco em transformar a realidade de cada município. 

NÚMERO DA VOTAÇÃO
Conforme Marcos Lucas, a intenção é de que o Novo tenha pelo menos 8 mil votos em Prudente, para ter possibilidade de fazer um vereador. Conta que a Jornada busca atestar o alinhamento dos pretensos candidatos com as ideologias do partido.

MENSAGEM DO PARTIDO
Durante as fases do curso são apresentados trabalhos escritos e produção de vídeos para avaliar se o interessado tem condições de ser candidato, levando de maneira clara e objetiva a mensagem do partido.

PONTOS ESTRATÉGICOS
O interessado também é sabatinado, em uma espécie de exame oral. Sua arguição deve defender o liberalismo, a transparência e a eficiência do serviço público. Marcos Lucas obteve 4,3 mil votos como candidato a prefeito e 3,7 mil como candidato a deputado.

DISPUTA DA PREFEITURA
O pretenso candidato a prefeito pelo Novo em Presidente Prudente, o advogado Mauro César Martins, também foi aprovado na Jornada 2024 e anunciou a sua intenção de, efetivamente, disputar as eleições deste ano.

OUTRO NO RADAR
O Plantão detectou o possível surgimento de outro candidato a prefeito alinhado com as ideologias do Novo. Seu nome é cogitado por um forte segmento do agronegócio, onde é visto como muito bom, correto e empresário de sucesso. 

QUESTÕES EM ABERTO
Até o fechamento desta coluna, não havia resposta se irá acatar o apelo de outros empresários e se está filiado ou viria a se filiar no Novo dentro do prazo que tem data limite até 6 de abril; ou seja: seis meses antes das eleições em 6 de outubro. 

AO MENOS 2 PERGUNTAS
Há um outro porém: se confirmar a intenção de ser candidato pelo Novo, teria feito a Jornada 2024 e por ela está aprovado? Caso não tenha feito, ainda existe tempo exequível para que faça?  

ALGUMAS SUPOSIÇÕES
Como o nome cogitado não havia respondido ao Plantão, são pelo menos três suposições: a de que estaria avaliando melhor quando tornar pública sua possível pretensão ou que espera definir posição junto aos pares ou ainda que não tem interesse.

Publicidade

Veja também