Calor requer atenção redobrada com hidratação

De acordo com médico André Genaro, as pessoas devem adquirir o hábito de consumir de 2 a 3 litros de água por dia

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 29/12/2018
Horário 09:08
José Reis - Orientação médica é ingerir líquidos a cada duas horas
José Reis - Orientação médica é ingerir líquidos a cada duas horas

Como elemento fundamental do corpo, a água também é o instrumento que garante toda funcionalidade dos nossos órgãos. De acordo com médico André Genaro, as pessoas devem adquirir o hábito de consumir de 2 a 3 litros de água por dia, ou ingerir com mais frequência frutas carregadas com água. “É fundamental ingerir líquidos a cada 2 ou 3 horas, a fim de manter o organismo equilibrado”.

Segundo o médico, não existe restrição para hidratação, a não ser para as pessoas que têm insuficiências cardíaca e renal, que devem seguir uma linha de tratamento diferente da normal. André explica que os cuidados devem ser prioritários por conta do calor que, nesta época do ano, vem com tudo. Para quem não tem o costume de hidratar é necessário prestar atenção na sede frequente, boca seca, lábios rachados, pele seca e ressecada, além de problemas digestivos, que são sinais apresentados pelo corpo por falta de hidratação.

A água é um dos elementos mais essenciais do nosso organismo, pois cada célula corresponde a um tecido e órgão do corpo, conforme o médico. Por isso, tomar sucos naturais é extremamente necessário para manter a saúde em dia. Alguns alimentos ricos em água como melancia, melão, abacaxi e sucos naturais são indicados e André deixa claro que refrigerantes e sucos de caixinha não hidratam o corpo, pois são elementos ricos em sódio e açúcar que, ao serem consumidos em excesso, podem aumentar a desidratação.

Para quem tem filho pequeno, o médico orienta atenção redobrada. Ao sair com as crianças, os pais devem sempre levar água. “Nunca espere sentir sede para beber água, pois já um sinal de desidratação”, alerta. E, caso os adultos apreciem frequentar saunas, é necessário ter bastante cautela nesse período, para evitar uma perda excessiva de líquidos.

Qualidade da água

Uma pesquisa realizada pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) analisou aspectos físico-químicos e microbiológicos de três marcas de água mineral em galões de 20 litros, comercializadas em Presidente Prudente. O objetivo era colocar a população em alerta, pois foram encontradas bactérias heterotróficas, coliformes fecais e uma quantidade elevada de nitrato. A legislação estabelece um limite permitido de coliformes fecais. Já as bactérias heterotróficas que foram identificadas consistem em um tipo de micro-organismos que não produzem seu próprio alimento e buscam uma fonte para se alimentar, normalmente rica em carbono. Consequentemente, se existe bactéria em grande quantidade, pode ser que neste local ocorra o despejo de fluentes em condições prejudiciais. Em relação às consequências na saúde humana, um dos principais malefícios são as doenças relacionadas ao trato intestinal, diarreia e intoxicação alimentar. 

SAIBA MAIS

Para manter uma boa hidratação, a orientação médica é que a pessoa beba água quando acordar, consuma frutas com bastante água (como melancia ou melão) e tenha sempre uma garrafinha ao lado.

Publicidade

Veja também