A Câmara Municipal de Presidente Prudente realizou, na tarde desta quarta-feira, a segunda sessão extraordinária deste período de recesso parlamentar. Na ocasião, os vereadores aprovaram por 11 votos, em primeira e segunda discussões, o PL (projeto de lei) n° 372/19, que autoriza o poder Executivo a celebrar termo de colaboração para repasse de recursos financeiros, no valor de R$ 236 mil, em parcela única, à Associação das Escolas de Samba de Prudente.
A solicitação de sessão foi realizada pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), conforme previsto na legislação do município.
Quanto aos 11 votos, o presidente da Câmara, vereador William Leite (PP), tem direito ao voto apenas em casos de empate, enquanto o vereador Douglas Kato (PSD) não participou da sessão, com ausência justificada por participação em outro compromisso.
O recesso parlamentar da Câmara de Prudente segue até o dia 31 de janeiro, com a primeira sessão ordinária do ano prevista para o dia 2 de fevereiro.
Na semana passada, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) anunciou a realização do PrudenFolia 2026, o carnaval da cidade, que neste ano chega com uma novidade: o retorno do desfile das escolas de samba. A programação mantém o formato familiar adotado no ano passado, com atividades gratuitas, para todas as idades e abertas à população.
"Assim como em 2025, o PrudenFolia será voltado para toda a família, com atrações culturais, musicais e espaços de convivência. A grande novidade desta edição será o desfile de rua, reunindo escolas de samba da cidade e valorizando a tradição carnavalesca local", afirmou a administração municipal.
Desde 2017, por meio da lei municipal nº 9.438, os desfiles realizados durante o carnaval foram declarados patrimônio cultural imaterial de Presidente Prudente, reconhecendo seu valor artístico, social e cultural. "Os desfiles das escolas de samba têm importância histórica e cultural para o município e, por isso, vamos retomar essa tradição neste ano", destacou o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches.
Em 2026, o carnaval será novamente organizado pela Associação das Escolas de Samba, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Cultura, contribuindo para o fortalecimento da cultura popular e das manifestações tradicionais da cidade.