Câmara elege apoio ao Executivo como prioridade

População manteve 9 dos 13 vereadores que atuam neste mandato para os próximos 4 anos; uma renovação de apenas 4 cadeiras

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 11/12/2016
Horário 09:42
 

Em 2 de outubro deste ano, 126.492 prudentinos foram às urnas para eleger o próximo prefeito, vice-prefeito e vereadores que conduzirão Presidente Prudente pelos próximos quatro anos. Na ocasião, Nelson Roberto Bugalho (PTB), candidato do atual prefeito, foi eleito. Ao passo que, na Câmara Municipal, 9 dos 13 vereadores foram mantidos nos cargos. Uma renovação de apenas quatro cadeiras. E para o próximo mandato, a grande maioria dos parlamentares elegeu o apoio ao Executivo às demanda do município como prioridade, além da atuação em áreas como saúde, educação, assistência social e transporte.

Entre aqueles que já ocupam uma cadeira na casa de leis prudentina, o momento agora é de fazer um balanço do atual mandato, a fim de se vislumbrar o período vindouro. Para a maioria dos nove reeleitos, os principais projetos votados pela gestão atual foram: o que reduziu a carga horária dos servidores responsáveis por pessoas com deficiência; o que alterou as referências para melhorar os salários dos servidores; o que implantou o distrito industrial na zona leste; a implantação do projeto ambiental Prudente Mais Verde; lei de ciência, tecnologia e inovação; lei de coleta de resíduos sólidos; IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano) Ecológico; entre outros.

Tal atuação recebeu tamanha aceitação da população de Prudente, que colocou a cidade entre as que mais reelegeram entre as 15 sedes das RAs (Regiões Administrativas) do Estado de São Paulo. Conforme cálculos da Assessoria de Imprensa do Legislativo, com 69% dos parlamentares mantidos para o mandato de 2017 a 2020, a capital da 10ª RA obteve o mesmo percentual de Campinas em reeleitos.

E para os próximos quatro anos, eleitos e reeleitos possuem motivações e aspirações distintas para os respectivos mandatos. Mas de certa maneira elas se fundem, quando o discurso da maioria afirma que a prioridade será cuidar das questões legislativas e da atuação do Poder Executivo, com base naquilo que é voltado para o bem comum da população.

 

Izaque Jose da Silva (PSDB)

Votos: 3.791

Idade: 55 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Não divulgada

Grau de instrução: Superior completo

 

Prioridades

"Pretendo realmente focar mais na questão da fiscalização. Um vereador precisa voltar um pouco a sua principal atribuição, que é a fiscalização aos trabalhos do Executivo. Mas sem se esquecer de reivindicar, cobrar, através de requerimentos e da criação de leis. Tenho trabalhado no atendimento à população e pretendo continuar trabalhando da mesma maneira. Espero ter condições de realizar o trabalho com bastante diálogo e respeito, com o objetivo de corresponder à população conforme sua necessidade".

 

Enio Luiz Tenório Perrone (PSD)

Votos: 3.467

Idade: 70 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Médico

Grau de instrução: Superior completo

 

Prioridades

"Nós agora temos um desafio que é a escolha de um novo presidente. Entramos para esse novo mandato com esta incumbência. Depois temos que tentar trabalhar em harmonia com o Executivo, dentro das obrigações do Legislativo. Priorizar tudo o que for feito para o bem da cidade, se esquecendo das legendas políticas e partidárias, votando projetos que signifiquem a melhoria do município, pelo bem comum da população".

 

 

Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB)

Votos: 2.167

Idade: 53 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Vereador

Grau de instrução: Ensino médio completo

 

Prioridades

O vereador não atendeu aos telefonemas e não retornou aos contatos feitos pela reportagem através do endereço eletrônico disponível no site da Câmara Municipal.

 

 

Demerson Dias (PSB)

Votos: 2.094

Idade: 42 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Não divulgada

Grau de instrução: Ensino fundamental completo

 

Prioridades

"Continuar no trabalho do papel do vereador que é fiscalizar. Visar sempre à economia da casa de leis. Fazer valer os projetos voltados para o bem da população prudentina e também para os servidores municipais. Além disso, sempre trabalhar para melhorar a área da saúde, procurar solucionar a falta de médicos e agendamento de exames. Bem como na educação, procurar também solucionar a convocação dos funcionários concursados, evitando assim a terceirização do funcionalismo público".

 

 

Ivan Júnior Lima Barboza (PTB)

Votos: 1.704

Idade: 47 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Administrador

Grau de instrução: Superior completo

 

Prioridades

"Continuar o trabalho com o setor de tecnologia e inovação, pois gera emprego e renda para a população. Incentivar a implantação de uma usina de plasma, a fim de eliminar o lixão e gerar energia elétrica através do lixo. Sugerir projetos que visem cuidar e amparar o idoso em todas as suas necessidades, com o objetivo de acolhê-lo ao convívio da sociedade. Incentivar a ampliação de espaços onde já existem creches e buscar soluções para resolver a questão da demanda reprimida, além de buscar a desburocratização na abertura de empresas".

 

 

Mauro Marques das Neves (PSDB)

Votos: 1.596

Idade: 51 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Militar reformado

Grau de instrução: Superior completo

 

 

 

Prioridades

"Uma das minhas prioridades é melhorar os índices e resgatar a confiança da sociedade no trabalho do vereador e dos políticos em âmbito geral. Temos muitas ideias, durante a campanha a gente ouviu bastante o clamor da sociedade, então, vamos tentar correr atrás dessas demandas. Além, é claro, de fiscalizar o Executivo, estar ao lado da comunidade ouvindo seus anseios, pois os projetos, requerimentos e indicações vêm do povo e, como representante da população, os projetos devem vir da sociedade".

 

 

Marcelo Trovani (PSB)

Votos: 1.475

Idade: 39 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Professor e instrutor de formação profissional

Grau de instrução: Ensino médio completo

 

Prioridades

"Em primeiro plano é fiscalizar o Executivo e dar apoio no bom uso da receita em suas devidas diligências já planejadas. Depois, atuar no sentido de fomentar o crescimento da receita, por meio de projetos de incentivo às novas empresas e, assim, melhorar o mercado de trabalho. Além disso, dar prioridade à educação, no que diz respeito à qualidade de ensino básico. Tenho um sonho de realizar projetos sociais e esportivos de alto rendimento, pois Prudente tem excelentes atletas em projetos, mas, às vezes, falta oportunidade e treino específico".

 

 

Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB)

Votos: 1.451

Idade: 69 anos

Estado civil: Viúva

Profissão: Professora de ensino superior

Grau de instrução: Superior completo

 

Prioridades

"Além do apoio irrestrito a setores como saúde, educação, direitos humanos, meio ambiente e cultura, neste mandato tenho alguns projetos que vão nortear meu trabalho. Entre eles, a instituição do programa ronda da saúde, de proteção aos profissionais da área; criação de um abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência em seu lar; implantação do corujão, para garantir transporte público à população durante a madrugada; e a adoção do asfalto ecológico nas obras de pavimentação e recapeamentos do município".

 

 

José Geraldo de Souza (PSD)

Votos: 1.418

Idade: 62 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Não informada

Grau de instrução: Ensino fundamental completo

 

Prioridades

"Primeiro acredito que o nosso grande desafio seja a mudança de prédio da Câmara. Posteriormente fiscalizar os atos do Executivo em todos os seus atos. A minha atuação foi sempre na questão social. Então, buscarei atender a população em suas necessidades básicas. Minha intenção é continuar atuando na causa social, tal como na educação e no esporte, além de cobrar o Executivo no cumprimento de suas promessas de campanha".

 

 

Adão Batista da Silva (PSB)

Votos: 1.337

Idade: 46 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Comerciante

Grau de instrução: Ensino médio completo

 

Prioridades

"Vamos trabalhar nas prioridades do desenvolvimento de Presidente Prudente. Dando incentivo para as pequenas e médias empresas terem condições de contratar e, assim, gerar emprego e renda e diminuir o número de desempregados na cidade. Também pretendo atuar na área da saúde, educação, esporte, ajudar a melhoria da qualidade de vida dos idosos, lutar por mais vagas nas creches, projetos sociais e pela defesa família".

 

 

Elza Alves Pereira e Pereira (PTB)

Votos: 1.256

Idade: 64 anos

Estado civil: Casada

Profissão: Vereadora

Grau de instrução: Ensino fundamental incompleto

 

Prioridades

A vereadora não atendeu aos telefonemas e não retornou aos contatos feitos pela reportagem através do endereço eletrônico disponível no site da Câmara Municipal.

 

 

Rogério Rufino Galindo Campos (PSDB)

Votos: 1.242

Idade: 44 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Comerciante

Grau de instrução: Superior completo

 

Prioridades

"Primeiramente me comprometo a ajudar o pessoal do camelódromo, para que o local tenha uma melhor organização, além de melhores condições de trabalho para as pessoas e de acesso aos compradores. Me disponho a apoiar o Executivo naquilo que ele precisar, seja na saúde, educação, obras, enfim, em todos os setores de interesse da população. Me proponho a ouvir a população em todas suas necessidades e colocar suas propostas diante da Câmara".

 

 

William César Leite (PPS)

Votos: 984

Idade: 45 anos

Estado civil: Casado

Profissão: Agente administrativo

Grau de instrução: Superior completo

 

Prioridades

"Pretendo trabalhar tendo como norte as bandeiras da minha campanha: justiça, ética e transparência. Nesse momento, um projeto de lei para melhorar a transparência nas licitações e contas públicas seria de suma importância. Podendo ser criada uma ouvidoria geral do município, onde as pessoas vão poder fazer queixas e denúncias a respeito dos maus-tratos com o bem público. No mais, os serviços primários como saúde, educação, segurança e transporte público necessitam de uma atenção especial".

 

Veja também