Câmara rejeita pedido para apurar supostas irregularidades em projeto de dança em Prudente

Denunciantes afirmam que iniciativa usa áreas e verba públicas para ser promovida e, ainda assim, é cobrada ajuda de custo para pessoas matriculadas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/09/2023
Horário 15:20
Foto: Arquivo
Requerimento que tratava sobre denúncia contra projeto de dança foi rejeitado durante sessão desta segunda
Requerimento que tratava sobre denúncia contra projeto de dança foi rejeitado durante sessão desta segunda

A Câmara Municipal de Presidente Prudente rejeitou, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, o requerimento nº 08422/18, que solicitava à mesa diretora a criação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) com o objetivo de investigar denúncia contra um projeto de dança que supostamente usa área e verba públicas para ser desenvolvido e, ainda assim, cobra ajuda de custo para as pessoas matriculadas.

O requerimento foi assinado pelos vereadores Demerson Dias, Demerson da Saúde (PSB); Enio Luiz Tenório Perrone (União Brasil); José Alves da Silva Junior, Professor Negativo (Pode); Mauro Marques das Neves (Pode); e Miriam Brandão (Patriota).

Votaram a favor da criação da CEI os parlamentares Demerson Dias, Enio Perrone, Professor Negativo e Mauro Neves. Embora tenha assinado o requerimento, Miriam Brandão votou pela rejeição, assim como os vereadores Douglas Kato Pauluzi (PTB); Ivan Itamar da Silva (PSB); Joana D'arc Patrício do Nascimento, Professora Joana D’arc (PSB); João Barbosa Ferreira, Joãozinho da Saúde (União Brasil); Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz (PSDB); Wellington de Souza Neves, Wellington Bozo (MDB); e William César Leite (MDB).

O presidente Tiago Santos de Oliveira (PTB) votaria somente em caso de desempate.

Segundo a denúncia assinada por dois populares, após a implantação do projeto em área pública, é solicitado aos presidentes de bairros e aos participantes ajuda de custo para manter os professores.

Eles apontam que diversos presidentes ou representantes de bairros recebem a visita de um suplente de vereador que oferece a instalação de um projeto de dança com orientação de uma instrutora. A única exigência para efetivação da iniciativa é espaço adequado. Acontece que, após a implantação do projeto, a responsável começa a solicitar ajuda de custo, por vezes simbolizando o valor de R$ 350 mensais ou R$ 40 por aula.

Os denunciantes afirmam que, quando indagada sobre a gratuidade das aulas, ela ameaça retirar o projeto e encaminhar para outros bairros que possuem intenção de contribuir.

"Ora, acontece que se o projeto não possui fins lucrativos e as aulas são ministradas em espaços inteiramente públicos, por que cobrar valores de moradoras e participantes? Ainda mais que sabemos que a Coordenadoria da Juventude possui verba própria para custeio e ministração de cursos, o que já é realizado em diversos bairros de Prudente", questionam os denunciantes.

Na denúncia, eles solicitavam medidas cabíveis para esclarecer a função do suplente de vereador na Prefeitura e sua intenção quanto ao projeto; o motivo da cobrança de valores para um projeto que utiliza espaço público; e qual a legalidade do projeto perante a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal da Juventude.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber se deseja se posicionar a respeito e aguarda resposta.

Instrutora diz ser gratuito

A instrutora da iniciativa, Damaris Lage, informou a O Imparcial nesta quarta-feira que o projeto “Corpo e alma em um só ritmo” está sob o comando e coordenadoria dela de forma voluntária e é totalmente gratuito em todas as áreas públicas.

“É um projeto que atende crianças, adultos e idosos. Tem realmente benefícios excelentes e é de muito valor, promovendo qualidade de vida para quem pratica. Os movimentos realizados no decorrer de uma dança proporcionam vários benefícios tanto para a saúde física quanto mental, como também melhoram a autoestima e desenvolvem a autoconfiança, proporcionando também para muitas pessoas a possibilidade de ter um ciclo social de novas amizades que se unem em um só propósito, que é a dança”, afirmou.

Publicidade

Veja também