Caminhada a Santo Expedito sairá de Prudente no dia 31 de outubro

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 21/09/2021
Horário 04:15
Foto: José Costa
Na obra será fixado um posto de “Posso Ajudar?” para sanar dúvidas de visitantes
Na obra será fixado um posto de “Posso Ajudar?” para sanar dúvidas de visitantes

Aos romeiros que desejarem participar de uma das caminhadas para Santo Expedito, uma delas sairá de Presidente Prudente, no dia 31 de outubro, e, para participar, basta falar com Gilson pelo telefone (18) 99767-3110. Este grupo será aguardado pelo padre Umberto naquela data, na entrada do santuário. Ele fará uma benção especial a todos os participantes.

ROMEIROS
Neste período de pandemia, o município de Santo Expedito deixou de receber um grande número de romeiros como se verificava todos os anos. Tudo foi feito para se evitar aglomerações de pessoas, obedecendo, assim, aos protocolos ditados pelas autoridades da saúde para conter a propagação da Covid-19. Mesmo assim, a cidade nunca deixou de ser visitada por fiéis, quando eram observadas essas presenças de pessoas que nunca deixaram de estar perto dos locais sagrados de seu santo protetor, e tudo para não perder esse vínculo com Santo Expedito.

INFORMAÇÕES
Como muitos romeiros, por vezes dirigindo-se aos canteiros de obras que abrigará o santuário, procuravam sempre buscar informações junto ao pessoal ali trabalhando, mesmo em ritmo desacelerado em função dessa pandemia, padre Umberto viu por bem tentar implantar um ponto de apoio para atender a esses romeiros, curiosos para saber mais sobre todos os trabalhos que estão sendo realizados.

POSSO AJUDAR?
Assim, no espaço da obra será fixado um ponto e deverá entrar em ação um posto do “Posso Ajudar?”, onde serão prestadas informações gerais. Mesmo assim, padre Umberto afirma que o ponto central para busca de informações continuará na Secretaria Administrativa da paróquia. Pelo telefone é grande o número de pessoas que também quer saber como andam os trabalhos que são realizados. São pessoas que há mais de um ano não puderam vir para Santo Expedito.

IGREJA DOMÉSTICA
João Aparecido Lima de Presidente Prudente é um desses fiéis ansiosos por retornar a Santo Expedito. Para suprir esse compromisso de visitar o santuário, ele conta que montou um altar para o santo de sua devoção, reza todos os dias, fazendo assim de sua casa um espaço para toda a família continuar pedindo, agradecendo e orando pelo santo das causas urgentes e impossíveis. Ele diz que sente como se estivesse no santuário através de sua igreja doméstica dedicada a Santo Expedito.

PRÊMIO TOP DESTINO TURÍSTICO
O município de Santo Expedito está participando do prêmio Top Destino Turístico no segmento turismo religioso. Para tanto, padre Umberto pede para que todos os fiéis e devotos votem em Santo Expedito observando as informações. Apela também para que todos os moradores da região de Presidente Prudente também votem, pois junto com Aparecida de Norte, trata-se do único Município de Interesse Turístico do interior do Estado que está competindo como santuário oficial e reconhecido pela igreja. No município de Santo Expedito há um grande trabalho para propagar o prêmio Top Destinos Turísticos, que é um reconhecimento às cidades que investem e acreditam no turismo como um potencial gerador de riqueza e autoestima da população.

TURISMO RELIGIOSO
São atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados a religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou de credo.

ORGANIZADORES
O prêmio Top Destinos Turísticos é uma iniciativa da ADVB e SKAL e é feita em votação aberta para todo o mundo através do público em geral, que é feita pela internet. Todos podem votar e escolher a sua cidade.

RELIGIOSO
Santo Expedito concorre na categoria Turismo Religioso, pois na realidade tem um grande trabalho de dar enfoque ao segmento, que recebe, mesmo em época de pandemia, um grande número de fiéis e devotos de várias partes do Estado.

VOTAÇÃO
Para votar em Santo Expedito basta acessar o link www.votetop.com.br/cidade/santoexpedito e seguir as orientações da tela.

ATÉ QUANDO
As eleições virtuais encerram no dia 15 de outubro e no dia 31 serão divulgados os três finalistas de cada categoria.

FÉ EM TROVAS
Se diz não ser corajoso
Como todo cristão o é
Não é falta de coragem,
Mas sim, é falta de fé.
(José Costa)

Publicidade

Veja também