Caminhada em Prudente alerta sobre malefícios do trabalho infantil

Amanhã, a partir das 9h, Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente realiza o evento da Praça da Bandeira à Praça Nove de Julho

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/06/2022
Horário 07:15
Foto: Cedida
Participantes levarão faixas temáticas sobre combate ao trabalho infantil
Participantes levarão faixas temáticas sobre combate ao trabalho infantil

Após dois anos de sua segunda edição, ocorre neste sábado, às 9h, a 3ª Caminhada “Não leve na brincadeira, trabalho infantil é ilegal”, realizada pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente. Os participantes, com estimativa de pelo menos 700 pessoas, sairão da Praça da Bandeira, próxima ao Camelódromo, percorrerão o calçadão e terminarão na Praça Nove de Julho. Qualquer pessoa pode participar. Não há necessidade de prévia inscrição. Então, se junte a essa causa!
Conforme o juiz do Trabalho, Mozart Luis Silva Brenes, a ação objetiva celebrar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, instituído pela conferência da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2002. 
Segundo o magistrado, a celebração da data busca sensibilizar a população prudentina sobre os malefícios do trabalho infantil e a necessidade de sua erradicação até 2025, conforme determina a agenda 2030 da ONU. Ele acentua que somente com a conscientização da sociedade será possível superar uma cultura de naturalização e de aceitação social de que crianças têm que trabalhar precocemente.
“O objetivo é conscientizar a sociedade da necessidade de ampliar políticas públicas para reduzir a miséria e o trabalho infantil que subtrai da criança o direito da fase lúdica da vida, quer seja, de brincar e de estudar, impedindo-a de desenvolver suas capacidades psicomotoras para o exercício da cidadania em sua plenitude”, destaca o juiz.

Trabalho infantil

Mozart menciona que dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, divulgados em dezembro de 2020, apontavam, no Brasil, 1,8 milhão de crianças entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. “Atualmente, pelo crescimento da miséria, estima-se que o número aumentou para aproximadamente 2 milhões. No mundo são aproximadamente 160 milhões de crianças entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil.  Antes da pandemia eram 152 milhões”, indica Mozart.

Publicidade

Veja também