Campanha de vacinação contra a pólio chega ao fim em PP sem atingir meta de 95%

Foram imunizadas 8.468 crianças de um a cinco anos incompletos, o que corresponde a 80,7% de um universo de 10,5 mil

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/12/2020
Horário 18:05
Foto: Agência Brasil
Gotinha foi dada a 8.468 crianças durante o período de realização da campanha
Gotinha foi dada a 8.468 crianças durante o período de realização da campanha

Com o término das campanhas nacionais contra a poliomielite e de multivacinação nessa segunda-feira, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulgou nesta terça-feira o balanço final das iniciativas na cidade.

Assim como em diversas cidades do Brasil, em Prudente não foi atingida a taxa de imunização contra a pólio, preconizada em 95%. Ao todo, foram imunizadas 8.468 crianças de um a cinco anos incompletos, o que corresponde a 80,7% das cerca de 10,5 mil nesta faixa etária. A ação ocorreu de forma indiscriminada, ou seja, independentemente da quantidade de doses registradas na carteira de vacinação, os meninos e meninas que integravam o público-alvo deveriam ter tomado a vacina.

Já na campanha de multivacinação, voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, das 6.806 pessoas que foram levadas a uma unidade de saúde, 3.530 estavam com a caderneta de vacinação desatualizada e precisaram tomar alguma dose.

Em relação aos grupos etários, 2.209 crianças menores de um ano passaram por uma sala de vacinação. Entre elas, 1.666 tomaram alguma dose. Outras 4.597, entre cinco e 15 anos incompletos, foram levadas a uma unidade, sendo que 1.864 estavam com a situação vacinal atrasada.

Ambas as campanhas tiveram início no dia 5 de outubro. Durante o período de realização, houve o Dia "D" no dia 16 de outubro, em que algumas unidades de saúde ficaram abertas no sábado para que os pais e/ou responsáveis pudessem levar as crianças e adolescentes para tomarem as doses necessárias. Em Prudente, são 27 unidades que contam com sala de vacinação e que ficam abertas diariamente, das 7h às 17h.

Publicidade

Veja também