Campeonato

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que não enxuga gelo

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 05/06/2022
Horário 05:30

(crônica baseada em piada de autor desconhecido)

O compadre Antônio outro dia apareceu lá no bar do Osmar e disse pro pessoal, que bebia uma cachacinha, que toda noite tinha sonhos estranhos. Pesadelo pra psicólogo nenhum botar defeito, nem o doutor Freud. Mas é o tal negócio: os sonhos são assim mesmo. "Os sonhos são estranhos", como diz o personagem do ator Burt Lancaster no filme "A Cruz que Carrego", comovente drama sobre o alcoolismo.
Mas, deixando de enrolação, que diabo de sonho era esse do compadre Antônio? "Comecei a sonhar com formigas. Tem um campeonato de futebol de formigas nos meus sonhos, coisa estranha", contou ele. "Ô, Antônio, que coisa, sô!", comentou um sujeito que tomava uma dose de pinga de alambique. Quer dizer, o amigo ficou assombrado com os sonhos do compadre.
E o seu Antônio prosseguiu contando os seus sonhos, que não lhe davam trégua toda santa noite. "As formigas jogam bola a noite inteira. O campeonato tem de tudo: prorrogação, eliminação, mata-mata, como acontece nos estádios. Toda noite aquela tortura," explicou, observando que não sabia identificar as espécies de formiga.
Ele já não aguentava mais e, por isso, procurou um psicólogo. Queria parar de sonhar com formigas, pois, afinal, não era o Homem-Formiga. "Dotô, não aguento mais. Tô sonhando toda noite com formigas jogando futebol. É terrível", explicou ao psicólogo, que ouviu o relato do compadre Antônio com atenção redobrada.
Aí o psicólogo deu uma pigarreada, apagou o charuto que fumava, tomou um gole de água e adotou as providências para amenizar os pesadelos do paciente. "O senhor toma esse remedinho que hoje de noite já não vai sonhar mais com formigas", receitou o doutor. Ao que o compadre Antônio reagiu: "Não, dotô! Hoje de noite é a final". Mais nada disse nem lhe foi perguntado.

DROPS

As formigas não têm formigamento.

É como diz a saúva: "Ou o Brasil acaba com a intolerância ou a intolerância acaba com o Brasil.

O preço da conta de luz dá choque até no eletricista.

Orgulho e vaidade. Dupla chaga da humanidade.
 (do "Livro dos Espíritos", de Allan Kardec)

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio. 3907-7500 e 99132-0716. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Publicidade

Veja também