Campo Experimental Rural fomenta preservação do meio ambiente

Com o intuito de expandir para os demais municípios de abrangência do Comitê da Cidadania, o coordenador revela que está em fase de formação do calendário para a realização das aulas, bem como procuram por áreas que possam instalar o canteiro de plantio e espaço para acompanhamento.

REGIÃO - Arize Juliani

Data 03/06/2015
Horário 09:16
 

Para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente fomentando práticas de preservação da natureza por meio do plantio de mudas e conscientização ambiental, ocorreu ontem o lançamento do Campo Experimental Rural no Sítio Santo Antônio 2. Além disso, houve o início das atividades socioambientais que envolveram todos os alunos da rede municipal de ensino na 1ª Semana do Meio Ambiente de Tarabai. O projeto, que ocorre em parceria com a Pontal Flora, visa o plantio e acompanhamento das mudas como processo de aprendizado e educação quanto à preservação do meio ambiente e técnicas de cultivo. O Campo Experimental Ambiental Rural abrangerá 26 municípios do Pontal do Paranapanema que compõem o Comitê da Cidadania. No primeiro dia, cerca de mil mudas foram plantadas em APP (área de preservação permanente) destinada especificamente para o projeto-piloto, e contou com a participação de 600 discentes.

O coordenador do Comitê da Cidadania de Tarabai, João Mendes, explica que há quase 18 anos a coordenaria procura instalar o projeto-piloto da escola ambiental, que consiste na implantação do Campo Experimental Rural. Segundo ele, a parceria entre a Coordenadoria de Meio Ambiente da prefeitura, Ascot (Associação dos Usuários do Centro Comunitário de Tarabai) e a Pontal Flora resultou no lançamento do projeto, que será destinado às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Além dos plantios, os discentes deverão acompanhar o crescimento e desenvolvimento das árvores nativas que foram plantadas no primeiro dia da ação.

Com o intuito de expandir para os demais municípios de abrangência do Comitê da Cidadania, o coordenador revela que está em fase de formação do calendário para a realização das aulas, bem como procuram por áreas que possam instalar o canteiro de plantio e espaço para acompanhamento. Tarabai, por exemplo, concedeu pouco mais de um alqueire de suas terras para a implantação do Campo Experimental Rural. "Conseguimos as parcerias necessárias para colocarmos em prática esse projeto que existe há 18 anos e agora concretizamos este sonho. Orientaremos os alunos que devem retornar a cada 15 dias para acompanhar o crescimento das árvores e as formas de cuidados, como também a importância de preservar o meio ambiente neste momento de crises, a exemplo da falta de água".

Já o engenheiro agrônomo da Pontal Flora, Tiguinho Okada, salienta que a ação e o incentivo ocorre no sentido de conscientizar as crianças e adolescentes quanto à conservação das nascentes, a importância de plantar árvores nativas na beira dos córregos para colaborar com o problema de falta de água e formar os alunos como agentes multiplicadores.
Publicidade

Veja também