Campus Jaú é inaugurado com estrutura moderna e tecnológica 

Unoeste reafirma compromisso de oferecer ensino de excelência no centro-oeste paulista; investimento em estrutura passa dos R$ 50 milhões

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/08/2022
Horário 16:30
Foto: Ector Gervasoni
Novo campus da Unoeste, em Jaú, foi inaugurado nesta quinta-feira
Novo campus da Unoeste, em Jaú, foi inaugurado nesta quinta-feira

Oferecer formação superior de excelência, transformar vidas por meio da educação e possibilitar o acesso ao estudo e à pesquisa por meio de uma estrutura acadêmica diferenciada. Foram com todos esses propósitos que a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) reafirmou seu compromisso nesta quinta-feira (18) histórica ao inaugurar oficialmente o novo campus de Jaú. Um investimento de mais de R$ 50 milhões em infraestrutura moderna e equipamentos de última geração que marca o início de uma nova história no centro-oeste paulista. Autoridades públicas de todas as esferas e representantes de entidades diversas participaram da cerimônia, que contou com a presença da família dos fundadores da instituição: os professores Agripino de Oliveira Lima Filho (em memória) e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima
O diretor geral da Apec – mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, em pronunciamento, agradeceu a todos, em especial a suas irmãs presentes, a reitora Ana Cristina de Oliveira Lima e Maria Regina, aos seus filhos e sobrinhos, além de colaboradores e estudantes de todos os campi. No discurso, ele atribuiu o resultado dessa conquista ao trabalho de seus pais. “A Unoeste nasceu do sonho dos meus pais, que foram professores, Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Uma linda profissão e missão, afinal, são os professores os grandes responsáveis pela nossa formação em todas as fases, desde o ensino básico até o superior. E quanta transformação essa universidade tem proporcionado a milhares de pessoas. O conhecimento é o que existe de mais valioso em nossas vidas”, lembrou. 
Dr. Cesar Lima ainda destacou o projeto de expansão em Jaú para a abertura de novos cursos de graduação e pós-graduação, presencial e EAD (ensino a distância), inclusive em outras áreas do conhecimento. “Além da Medicina, já temos turmas em andamento dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia e muitos outros serão oferecidos nos próximos anos. Serão diversas as oportunidades de cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância. Aqui em Jaú, queremos também contribuir para o desenvolvimento local e regional. Tenho certeza que muitas histórias serão construídas por essa união. Onde a Unoeste chega é para somar, transformar vidas e pessoas”, encerrou, declarando oficialmente inaugurado o campus. 

Foto: Ector Gervasoni


Cerimônia da inauguração oficial do campus da Unoeste de Jaú ocorreu na manhã desta quinta-feira (18)

Em seu discurso à imprensa local, a reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, também lembrou do trabalho excepcional e de competência realizado pelos pais e fundadores. Ela garantiu que o objetivo é fazer com que o campus de Jaú seja referência em ensino de qualidade, semelhante ao que já acontece em Presidente Prudente e Guarujá. “É muito emocionante e gratificante fazer parte de uma cidade que, de repente, vem sendo transformada. E não só na educação, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente, aos empresários da cidade e toda a região. Eu fico muito grata por todos esses acontecimentos e por inaugurar um prédio dessa magnitude no nosso Jubileu de Ouro”.  
O coordenador da Faculdade de Medicina de Jaú, José de Oliveira Costa Filho, fez questão de agradecer um a um dos gestores presentes, em especial aos estudantes, os grandes responsáveis pela expansão da universidade para a região do centro-oeste paulista. “De todas as lições que aprendi nesta escola Unoeste, que foram muitas nestes últimos 10 anos, seja como professor ou estudante, certamente a mais importante delas foi a preocupação extrema com o estudante e sua formação. Um legado lindo dos fundadores da Unoeste, os quais eu tive a honra de conhecer. E é esta a mensagem que eu gostaria de deixar aqui hoje a todos os cidadãos de Jaú, de que todo o nosso trabalho e dedicação estão voltados a contribuir para que o sonho de cada um se transforme em realidade”, disse. 

Presentão para Jaú

O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro (PSD), agradeceu a instalação da universidade e disse que ela contribuirá para o desenvolvimento do município em várias frentes. “A gente agradece a universidade por ter confiado na nossa cidade. E ela nos traz uma das faculdades mais importantes que existe [Medicina], porque cuida de vidas. Hoje a Prefeitura tem dinheiro para contratar médicos e não há profissional no mercado. É uma realidade nacional. Então, a Unoeste está no caminho certo. Eu dou meus parabéns pelo investimento e pela coragem dos diretores dessa faculdade”, enalteceu. 
A cerimônia de inauguração oficial ocorre na semana em que Jaú comemora 169 anos e integra as comemorações do cinquentenário da Unoeste, universidade que nasceu em Presidente Prudente, em 3 de outubro de 1972, e há décadas está entre as principais instituições do país. Desde o ano passado, ostenta o status de 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo, com base em avaliações do MEC (Ministério da Educação), posição que abrange seus quatro campi acadêmicos: dois em Prudente, um em Jaú e outro em Guarujá, bem como seus mais de 100 polos da educação a distância no Brasil e o primeiro internacional, no Japão. O Jubileu de Ouro registra ainda outro número expressivo: mais de 120 mil profissionais formados, que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo. 

Momento histórico

Esta quinta-feira será lembrada como mais um marco de um dos principais momentos da história da Unoeste, já que, na prática, significa a segunda etapa da concretização do sonho de expansão da universidade. Por conta do longo período de isolamento social em razão da pandemia, as cerimônias de inauguração desse projeto de expansão precisaram ser adiadas. Mas, com o avanço da vacina e a diminuição considerável no número de casos da doença, tem sido possível idealizar as inaugurações oficiais com segurança neste ano. A primeira foi no dia 27 de maio, com a solenidade oficial do campus de Guarujá. 
O evento em Jaú foi realizado em um dos auditórios do campus para convidados externos, colaboradores e alunos representantes das turmas da Faculdade de Medicina de Jaú e dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Dentre as autoridades públicas presentes, estiveram o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e o prefeito de Jaú, Ivan Cassaro. Já pela Unoeste, também participaram os pró-reitores Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo), José Eduardo Creste (Acadêmico) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós e Extensão); além do diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, e do ex-diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba.   

Foto: Ector Gervasoni


Doutores José de Oliveira Costa Filho, José Eduardo Creste e Murilo de Oliveira Lima Carapeba

Também estiveram presentes o ex-secretário de Saúde de Jaú, Vagner Brasil, representando o deputado Roberto Lucena (Republicanos), e a equipe da Santa Casa de Jahu, representando o provedor Alcides Bernardi Junior.  
Após a solenidade, os convidados puderam conhecer a estrutura do novo campus. Entre eles, o prefeito de Prudente, Ed Thomas (PSB), que em seu discurso fez questão de dizer que a história de Prudente, hoje com 104 anos de emancipação político-administrativa, jamais pode ser contada sem levar em consideração os 50 anos da Unoeste. “A Unoeste é praticamente metade da história da cidade, sem ela, a história de Prudente não pode ser contada. Antes, era exclusividade nossa, agora, felizmente, não mais. E que ela continue avançando pelo país e que Jaú aproveite o máximo disso aqui, da experiência e do profissionalismo da marca Unoeste, que é um orgulho pra todos nós”. 

Foto: Ector Gervasoni


Colaboradores Unoeste, autoridades e demais convidados marcam presença na inauguração do novo campus

Unoeste Jaú

Na conhecida capital do calçado feminino, a Unoeste já vem contribuindo com o desenvolvimento educacional, social e econômico desde agosto de 2018, quando iniciou sua história em solo jauense, em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti, com a aula inaugural da primeira turma da Faculdade de Medicina. Logo se tornou referência com uma das mais modernas estruturas acadêmicas da região. Desde o primeiro semestre de 2021, tem funcionado em localização privilegiada, próximo ao Shopping Território do Calçado, oferecendo graduações presenciais e a distância, além de especializações. 
Localizado numa área de 61.996 mil m², sendo mais de 15 mil m² de área construída distribuídos em três pavimentos, o campus possui 33 laboratórios com equipamentos de ponta, dentre eles, o de Habilidades e Simulação, com 14 estações. A estrutura conta ainda com 22 salas de aula, salas de metodologias ativas, laboratórios de informática, quatro auditórios, sendo o maior para 422 lugares, biblioteca com salas de estudo em grupo e individual, além de laboratório multimídia. Alunos, professores e funcionários contam ainda com restaurante, lanchonete e uma papelaria. 
O campus da Unoeste Jaú também é autossustentável na geração de energia. Uma usina solar fotovoltaica de geração distribuída faz parte do investimento para atender toda a demanda energética do local, com possibilidade de ampliação conforme a necessidade. Isso trará benefícios ao meio ambiente, já que o sistema se utiliza de uma fonte limpa: o sol. Além das vantagens sustentáveis, esse modelo energético também gera economia financeira. Ao todo, são 950 módulos instalados no telhado do prédio e com potência de 518,4 kWp, sendo 793.500 kWh por ano.  

Sobre a Unoeste

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) iniciou suas atividades no ensino superior em Presidente Prudente, em 1972. Atualmente, é top 10 entre universidades públicas e particulares e a 2ª melhor particular do Estado de São Paulo. Também está nas cidades paulistas de Jaú e Guarujá com seus campi, sendo considerada a melhor dessas regiões. Possui cursos nas modalidades presencial e a distância (EAD) com mais de 100 polos de apoio em todo o país e agora com o primeiro polo internacional, no Japão.  

A comunidade acadêmica atual chega a 16 mil pessoas, entre alunos e funcionários, e, ao longo desses 50 anos, já formou mais de 120 mil profissionais para o mercado de trabalho. Nas modalidades presencial e a distância, oferece mais de 100 cursos de graduação, mais de 140 especializações, além de mestrados e doutorados recomendados pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Fotos: Ector Gervasoni


Brinde: Ana Paula Rodrigues, secretária municipal de Saúde de Jaú; Dr. José de Oliveira da Costa Filho, coordenador do curso de Medicina da Unoeste Jaú; Ana Cristina de Oliveira Lima, reitora da Unoeste; Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Apec; Maria Regina de Oliveira Lima, integrante da diretoria da Apec; Ed Thomas, prefeito de Presidente Prudente; Mauro Bragato, deputado estadual


Família Oliveira Lima: Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, Maria Regina de Oliveira Lima, Augusto Cesar de Oliveira Lima, Ana Cristina de Oliveira Lima e Murilo de Oliveira Lima Carapeba


Major Edson Aparecido Torchi Duro, Dr. Adilson Eduardo Guelfi e Sidnei Perciliano de Azevedo

CONFIRA TAMBÉM:

Reitora visita campus em Jaú e no Guarujá

Jaú e Guarujá: novos campi da Unoeste visam sustentabilidade

Medicina Unoeste abre inscrição para Prudente, Jaú e Guarujá

Publicidade

Veja também