Câncer de mama: diagnóstico precoce salva vidas!

EDITORIAL -

Data 13/05/2023
Horário 04:15

Considerado um dos mais comuns em todo o mundo e, no Brasil, o mais frequente entre as mulheres, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais jovens, ou seja, pessoas com menos de 35 anos. Porém, quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, independente da idade, as chances de cura chegam a até 95%. 
O problema é que, na fase inicial, o tumor pode ser muito pequeno. Imperceptível no autoexame, feito em casa. Neste caso, o câncer de mama só pode ser detectado por um exame de imagem, como a mamografia. Por isso, é importante que a mulher vá ao ginecologista ao menos uma vez por ano e faça seus exames de rotina periodicamente.
Para facilitar este acesso, já que nem todas têm condições de pagar uma consulta particular e o exame, uma carreta do programa Mulheres de Peito, resultado da parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente e a Secretaria de Estado da Saúde, tem realizado exames gratuitos de mamografia na cidade desde março. 
O veículo, estacionado no Hospital de Esperança, distribui 50 senhas para atendimento no mesmo dia, mediante ordem de chegada. Até então, conforme a administração municipal, mais de 2 mil exames já foram realizados. E muitos ainda podem ser feitos. O serviço, que encerraria no último sábado, foi prorrogado até o dia 20.
Para receberem o atendimento, mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico emitido por meio da rede pública. Já aquelas entre 50 e 69 anos podem comparecer sem possuir solicitação médica para o exame. Em ambos os casos, é necessário estar munida com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o RG para ter acesso ao serviço.
É um exame simples, um raio-x das mamas, no entanto, muito importante para a saúde da mulher. E deve ser feito não apenas para investigar um nódulo suspeito, mas também de forma preventiva, em mulheres sem sintomas.
Se você ainda não foi visitar a carreta do programa Mulheres do Peito, ainda há tempo. Não perca essa oportunidade. Divulgue para as mulheres que conhece, em sua casa, na casa vizinha ou no trabalho. Há atendimento, inclusive, aos sábados. Diagnóstico precoce salva vidas!
 

Publicidade

Veja também