Candidatos a prefeito

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 27/10/2020
Horário 04:57

Darcy Ribeiro, sociólogo e antropólogo, pode ser considerado “patrimônio nacional” pelo que fez e pela visão profética que teve: “Se não houver investimento maciço na educação, logo mais faltará dinheiro para construir presídios”. A profecia de Darcy Ribeiro se concretizou, o Brasil enfrenta a pior crise no sistema prisional de sua história. Pasme, leitor: A despesa média com detento é aproximadamente a R$ 5 mil por mês, diz Sejudh. Valor mensal investido com cada estudante é de R$ 800, em média. 
A escola pública do Brasil atingiu nível de decadência, os professores cada dia mais desvalorizados, a ponto de o próprio governador João Dória ironizar em menção ao salário dos mestres. Senhores candidatos, não é somente a população mais carente que quer escola de qualidade, são todos os prudentinos que não aceitam mais pagar impostos e ter que pagar também indústria escola particular aos seus filhos. Hoje, muitos pais estão voltando a matriculá-los em escolas públicas, e é preciso “melhorá-las de verdade”, porque de mentirinha ninguém aguenta mais! 
Agora é a hora de  mudar, acabando com o câncer do nosso sistema: político-profissão. Quem quer profissão que vá trabalhar como todo mundo trabalha. É preciso que a reeleição seja proibida por lei, mas enquanto tal fato não ocorre, façamos, o que temos direito: mudemos todos, do primeiro ao último. Grandes incêndios começam com faísca, né? Então vamos renovar, ao menos até que apareça uma Ângela Merkel por aí.  
O filósofo e matemático, Pitágoras, disse no século VI antes de Cristo: “Educai as crianças e não terás que punir os homens”. Senhores candidatos, se as escolas fecham as portas, abrem-se as portas das penitenciárias. Na Suécia, Coreia do Sul, Japão, entre outros países que aplicam maciçamente na educação, têm fechado cadeias. Educação, saúde, emprego, infraestrutura, transporte coletivo, precisamos, sim, para que os prudentinos tenham mais qualidade de vida. E não é tarefa fácil! Somente um gestor nato com formação e princípios éticos será, possivelmente, capaz de fazê-lo. E para encerrar, uma pergunta a quem for eleito prefeito: Você prefere vir a ser o finado mais rico do cemitério ou ficar na história como o prefeito que marcou o município e mudou o perfil de Prudente?
 

Publicidade

Veja também