Canil retira 800 kg de drogas de circulação

PRUDENTE - Da Redação

Data 11/01/2018
Horário 12:13

Os policiais militares integrantes do Canil da Força Tática do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior atuaram com o apoio dos cães em mais de 300 ocorrências, no oeste paulista, no ano passado. Os animais foram responsáveis pela localização de aproximadamente 800 quilos de drogas durante o ano de 2017.

A retirada de circulação desses entorpecentes deve-se ao grau de preparo dos policiais militares que atuam nesta força especial, aliada ao treinamento que os cães realizam diariamente. A equipe “K9”, condutores especializados em adestramento e manejo de cães, realizou os cerca de 300 apoios a ocorrências policiais, nas mais variadas circunstâncias de terreno, clima, horário e distância. O apoio estende-se nos 54 municípios de cobertura do CPI (Comando de Policiamento do Interior-8).

Além das ocorrências policiais, o canil ainda realizou atividades de policiamento ostensivo com cães, recebeu em seu espaço visitantes de vários setores da sociedade, realizou demonstrações de cunho cívico e militar, bem como a cinoterapia, que é o tratamento com a presença e interferência de cães, entre outras atividades, e favoreceu assim a população com a garantia de um serviço voltado ao cidadão.

“Nossos policiais militares são comprometidos, buscam o melhor preparo para seus cães. As especializações são constantes, assim observamos que o sucesso do trabalho vem como uma consequência deste empenho mútuo entre o cão e o homem", salientou o comandante da Companhia de Força Tática, capitão Ives Minosso de Almeida Ramos.

O canil participou ainda de torneios e competições dentro do Estado de São Paulo, sendo condecorado em várias, como por exemplo, em Franco da Rocha (SP) com o título de melhor faro e, em Tatuí (SP), foi vice-campeão no quesito imobilização.

Atualmente, o canil do 18º BPM/I conta com 18 cães, sendo seis de faro, cinco de policiamento, dois que atuam em ambas as funções, um em treinamento para busca e localização de pessoas e quatro em fase de adestramento. Há três raças diferentes no canil. São elas: pastor alemão, pastor belga malinóis e rottweiler.

Com Assessoria de Imprensa da Polícia Militar

Publicidade

Veja também