Capacitação para equipes que estão na linha de frente da Covid

Ação contempla cerca de 70 médicos e enfermeiros da Prefeitura, com ensinamentos práticos em suporte avançado de vida e intubação orotraqueal

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/03/2021
Horário 06:25
Foto: Ector Gervasoni/Unoeste
Capacitação oferece ensinamentos práticos em suporte avançado de vida e intubação orotraqueal
Capacitação oferece ensinamentos práticos em suporte avançado de vida e intubação orotraqueal

A segunda onda de Covid-19 chegou mais forte no Brasil e os municípios precisaram readequar suas equipes de saúde rapidamente para conseguir ampliar o atendimento aos infectados. Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também reorganizou a sua estrutura e muitos médicos e enfermeiros, que até então atuavam em unidades de baixa complexidade, foram para a linha de frente da pandemia. Para contribuir com a atuação desses profissionais na nova rotina, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realiza a capacitação em urgência e emergência, com ensinamentos práticos em suporte avançado de vida e intubação orotraqueal.
Serão 10 turmas, com número reduzido de participantes em cada uma, contemplando cerca de 70 profissionais. Os dois primeiros encontros ocorreram na quarta (24) e sexta-feira (26), no LHabSim (Laboratório de Habilidades e Simulação) da universidade, local que conta com simuladores de alta fidelidade que reproduzem atividades semelhantes a humanos, sendo referência no país. Mais turmas participaram na segunda, ontem e ainda hoje, das 8h às 11h. Depois os encontros continuam entre 5 e 9 de abril.
A professora e enfermeira Milene Colonhese Camargo, responsável pela capacitação e pelo laboratório, explica que a iniciativa é totalmente prática, visando que os profissionais realmente treinem essas habilidades, “pois no momento são as principais necessidades diante da pandemia”. Ela ressalta que o treinamento prático de suporte avançado de vida atende às novas diretrizes da AHA (American Heart Association), com última atualização em 2020. “Então, o médico treina o procedimento em si e a enfermagem treina o auxílio a este procedimento, pois são complexos e exige um preparo”, pontua.

Atendimento de urgência

Dilene Lourenço Monteiro Guedes, supervisora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, conta que a capacitação atende uma necessidade atual, porque o perfil do atendimento mudou em todas as unidades de saúde, e a complexidade também aumentou. “Esses profissionais atuam em Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família e Unidades de Pronto-Atendimento, locais que até então exigiam mínima complexidade. Hoje, eles também estão nas unidades de apoio à Covid-19 e os pacientes chegam com sintomas mais graves. Por isso, a necessidade de treinar as equipes, visando melhorar a performance no atendimento de urgência”.
Sobre a parceria com a universidade, a enfermeira agradece e reforça a importância de ter o suporte acadêmico neste momento. “Trata-se de uma doença nova com muitas informações diferentes, o que acaba confundindo os próprios profissionais. Por isso decidimos focar na universidade, que tem informações integradas, atuais e são pessoas qualificadas para transmitir conhecimentos com qualidade. A ideia é que os nossos profissionais aprimorem a atuação individual e em equipe como um todo, para que eles tenham capacidade de atender as emergências e dar um bom direcionamento ao paciente”, frisa.

Publicidade

Veja também