Capelas comemoram natividade de São João Batista

“As festas juninas resgatam toda a nossa cultura, dentro da dimensão da fé, mas também com alimentos típicos e quadrilhas".

VARIEDADES - Mariane Gaspareto

Data 19/06/2014
Horário 07:07
 

A capela de São João, da Paróquia São Lucas de Presidente Prudente, comemorará por três dias a natividade do santo, celebrada no dia 24 deste mês. Haverá missa nos dias 24, 25 e 26 e um momento de confraternização entre os fiéis.

"É um costume nosso ter essa partilha para celebrar a vida", afirma o padre da capela, Mauro Laércio Magro. Conforme ele, São João Batista é um santo popular nas festas juninas por ser quem preparou as pessoas para a vinda de Jesus. "Quando pensaram que fosse o salvador, ele afirmou que batizava em água, mas que viria alguém que batizaria em fogo e Espírito Santo".

Jornal O Imparcial Magro: "São João preparou as pessoas para a vinda de Jesus"

Para Magro, essa celebração é o momento para fazer a reflexão sobre nossa vida na Terra e sobre a sociedade. "As festas juninas resgatam toda a nossa cultura, dentro da dimensão da fé, mas também com alimentos típicos e quadrilhas".

O padre Edcarlos Amourim Moreira conta que São João Batista é o que a igreja chama do precursor. "Ele é o único santo além de Nossa Senhora que celebramos o nascimento e a morte. Seu nascimento é comemorado agora e seu martírio em 25 de agosto".

São João não se santificou por realização de milagres. "O próprio chamado de Deus para ele é a santidade divina. Ele, Nossa Senhora e os outros apóstolos se tornaram santos por serem chamados pelo próprio Cristo".

A Bíblia conta que João Batista foi escolhido por Deus pra nascer de uma mãe de idade avançada, Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus e esposa do sacerdote Zacarias. Ele foi último dos profetas e o primeiro a estar no novo testamento. "Sua natividade é celebrada como um domingo. É um nascimento de muita, mas muita importância mesmo", conta o padre.

 

Outras celebrações


O município de Martinópolis também receberá uma celebração de três dias pela natividade do santo. A programação religiosa inicia hoje, na Capela São João Batista, com a missa de Corpus Christi, seguida de procissão. Amanhã, às 19h30, ocorre missa de cura e libertação e, no sábado, missa sertaneja também às 19h30.

No domingo, a cidade recebe novamente uma missa de celebração às 10h, quermesse durante o dia todo no salão de eventos e na praça da capela, onde estarão as barracas. "Teremos churrasco, frango assado, bebidas e alimentos variados", explica o organizador Antonio Valentim de Oliveira, 43.

O evento é realizado anualmente em prol da capela com o apoio da Paróquia Santa Bibiana e patrocínio da própria comunidade, do comércio e da Prefeitura de Martinópolis.
Publicidade

Veja também