Nesta segunda-feira, uma capivara foi resgatada pela Polícia Ambiental em uma residência no centro de Taciba e devolvida à natureza, em uma região de mata de uma propriedade rural no município.
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi acionada para capturar o mamífero, que apareceu em uma casa na região central de Taciba. No local, os policiais fizeram a contenção do animal.
Como não apresentava estar debilitada e estar bem fisicamente, a capivara foi solta no entorno de uma mata em uma fazenda na zona rural do município.
A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1,3 mil metros de altitude.
Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano. É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 metro de comprimento e 60 cm de altura. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. Alcança a maturidade sexual com cerca de 1,5 ano de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente a quatro filhotes por vez, pesando até 1,5 kg e já nascem com pelos e dentição permanente. Em cativeiro, pode viver até 12 anos de idade.