Carateca e dupla de nadadores asseguram 5 medalhas no Chile

O primeiro a subir no pódio foi o prudentino Fernando Ernesto, no último sábado, pelos 100 metros costas. Depois de fazer o tempo de 56s87 na fase eliminatória, o nadador garantiu a medalha de bronze na final, com a marca de 55s27.

Esportes - Jean Ramalho

Data 11/03/2014
Horário 09:56
 

Entre tatames e piscinas chilenas, três atletas nascidos ou com passagens por Presidente Prudente conquistaram cinco medalhas durante os quatro primeiros dias dos Jogos Sul-Americanos, que começaram na última sexta-feira, em Santiago. Os pódios vieram com a carateca Valéria Kumizaki, assim como com os nadadores Thiago Teixeira Simon e Fernando Ernesto Pires dos Santos. Promovida pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur na sigla em espanhol), a competição segue até o próximo domingo, com a participação de outros quatro atletas da cidade.

Entre os 28 nadadores convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Thiago Simon e Fernando Ernesto asseguraram quatro medalhas para o Brasil no torneio, que conta com a participação de atletas de 14 países das Américas do Sul e Central, divididos em 42 modalidades distintas.

O primeiro a subir no pódio foi o prudentino Fernando Ernesto, no último sábado, pelos 100 metros costas. Depois de fazer o tempo de 56s87 na fase eliminatória, o nadador garantiu a medalha de bronze na final, com a marca de 55s27.

No mesmo dia, nadando ao lado de Nicolas César de Oliveira, Thiago Pereira e Fernando Souza da Silva, pelo revezamento 4x200 m livre, o time brasileiro completou a prova em 7min25s35, e assegurou a medalha de ouro. O segundo ouro do prudentino nos Jogos veio anteontem, pelo revezamento 4x100 m medley. Formado por Felipe Ferreira Lima (1min00s50), Nicholas Dias Santos Araújo (52s95) e Matheus Paulo Santana (49s04), além de Fernando Ernesto (55s46), o quarteto brasileiro somou 3min37s95 e subiu novamente no lugar mais alto do pódio.

Originário de Penápolis, Thiago Simon, que atualmente defende as cores do Corinthians/Abdem (Fernando Ernesto também veste as cores alvinegras), mas que já atuou pelas categorias de base da Apan/Semepp/Pastorinho/Criarte, de Prudente, fez uma dobradinha brasileira com Thiago Pereira no pódio dos 200 m medley. Pereira venceu com 2min00s09, enquanto o nadador penapolense ficou com a medalha de prata, com 2min02s80. O venezuelano Carlos Borgiani Claverie levou o bronze, com 2min05s77.

 

Bronze no tatame


Lutando na modalidade kumitê (combate), na categoria até 55 quilos (kg), Valéria Kumizaki não foi bem em sua estreia no torneio continental. Contra a venezuelana Gênesis Navarrete, em luta realizada na manhã de anteontem, a brasileira foi derrotada pelo placar de 6 a 2 e viu suas chances de conquistar um ouro se esgotarem. Ainda assim, a carateca não desanimou e venceu a peruana Maria Vindrola na briga pelo bronze por 3 a 0.

Com a conquista, a carateca, que figura na primeira colocação no ranking de sua categoria de acordo com a Confederação Brasileira da modalidade (CBK), assegurou vaga na 17ª edição dos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem entre os dias 10 e 26 de julho de 2015, em Toronto, no Canadá.

 

Cenário atual


Com os resultados, até a noite de ontem, o Brasil se mantinha isolado na liderança do quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos. O País somava 75 medalhas no total, sendo 33 são de ouro, 18 de prata e 24 de bronze. No segundo lugar, a Venezuela, contabilizava 53 medalhas, sendo 19 ouros, 12 pratas e 22 bronzes, seguida pela Argentina, que somava 56, sendo 17 ouros, 21 pratas e 18 bronzes.

Após o término das disputas do caratê e da natação, a capital da Alta Sorocabana volta ser representada no torneio continental entre os dias 13 e 16 deste mês, com as provas do atletismo. A cidade terá quatro atletas envolvidos na modalidade.

São eles: o velocista Bruno Lins Tenório de Barros, da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp; José Carlos Gomes Moreira, Codó, que defende a equipe Londrina/Caixa, mas treina na pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp); Liliane Cristina Barbosa Fernandes, da equipe ACA, de São Caetano do Sul; e o bicampeão mundial indoor no salto em distância, Mauro Vinícius da Silva, Duda, da BM&F/Bovespa.
Publicidade

Veja também