Caratecas atravessam maratona de torneios

A partir de hoje, equipe prudentina de caratê terá representantes em três competições

Esportes - PAULO TAROCO

Data 19/08/2017
Horário 13:58

Os atletas da equipe prudentina de caratê SAS/Aquarela/Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) iniciam hoje uma verdadeira maratona de competições dentro do calendário da modalidade. Seis atletas da equipe prudentina se dividirão em três compromissos, dois de nível estadual e um do cronograma sul-americano.

Gabriel Hamada é o primeiro a pisar nos tatames. O carateca estará em São Paulo hoje, onde participa de um treinamento com a seleção paulista de caratê. O treinamento faz parte de um projeto olímpico, organizado pela FPK (Federação Paulista da modalidade). O projeto visa preparar atletas com eventual potencial de chegada aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Ainda de neste final de semana, mais especificamente amanhã, quatro atletas classificados para as finais do Campeonato Brasileiro da modalidade estarão em Avaré (SP), realizando uma etapa preparatória às finais nacionais. A etapa também é organizada pela FPK. Prudente classificou 13 atletas para as finais do Brasileiro, marcadas para o período entre os dias 10 a 15 de outubro, em Salvador (BA). Entretanto, por questões financeiras, a equipe não ainda não confirmou se irá enviar todos os classificados à Salvador e, também, vai à Avaré com número reduzido de atletas. “Normalmente já não seria barato uma viagem até lá. Ainda mais em período de feriado prolongado [12 de outubro], os valores de estadia, por exemplo, são ainda maiores. Calculamos que cada atleta gastaria em torno de R$ 2 mil”, diz Alexandre Serra, treinador da equipe.

O técnico compartilhou também que, além do apoio do poder público, a equipe tem se desdobrado, promovendo rifas e organizando eventos para tentar arcar com a viagem à Bahia. Até o fechamento desta edição, o treinador ainda não havia definido os quatro atletas que iriam até Avaré amanhã.

 

Na Argentina

Amanhã, Brenda Eduarda de Sá Oliveira da Silva, também integrante da equipe de Prudente, viaja a Mar del Plata, na Argentina. A carateca representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano da modalidade, nas categorias sub-14 até sub-21, que ocorrerá entre os próximos dias 21 e 26 de agosto. A atleta compete pela categoria feminina katá (demonstração), júnior (16 e 17 anos).

Gustavo Furuuti, de Álvares Machado, mas integrante da equipe de Piracicaba (SP), também representará o Brasil nos tatames de Mar del Plata. Ele compete pela categoria masculina shiai kumitê (combate), até 58 quilos.

Publicidade

Veja também