Cardiologista triatleta fala dos perigos da morte súbita

Osmar Marchioto Júnior, inclusive, repercutiu em seu Instagram sobre a notícia do atleta Felipe Manente, que perdeu sua vida há algumas semanas durante um treino

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 02/10/2020
Horário 08:20
Cedida - Osmar ressalta que esportistas também estão suscetíveis a desenvolver problemas cardíacos
Cedida - Osmar ressalta que esportistas também estão suscetíveis a desenvolver problemas cardíacos

Uma triste e impactante notícia foi veiculada sobre a morte repentina do triatleta Felipe Manente, no dia 8 de setembro, aos 31 anos, após sofrer mal súbito durante uma sessão de treinamento de natação. Fato este que o médico prudentino Osmar Marchioto Júnior, 41 anos, cardiologista do Esporte que também é triatleta, inclusive, se posicionou com a publicação de um vídeo em seu Instagram repercutindo o assunto. 
E para relembrar as comemorações desses profissionais, que têm o dia 29 de setembro como o Dia Mundial do Coração, e discutirmos um pouco mais sobre os cuidados que são de fundamental importância não apenas para os atletas que costumam ter um estilo de vida saudável, mas para todas as pessoas de modo geral, conversamos com o especialista. 
Sobre as possíveis explicações de morte súbita de pacientes jovens em esportes de alto rendimento (como o triátlon), doutor Osmar explica que a principal causa são as doenças estruturais do coração, como a miocardiopatia hipertrófica. “Quando realizado o diagnóstico, o exercício físico competitivo está contraindicado, pelo risco de arritmias cardíacas que podem até levar à morte. Esportistas também estão suscetíveis a desenvolver problemas cardíacos, pois levam o coração ao limite máximo nos treinos e competições, podendo levar a arritmias, distúrbios hidroeletrolíticos, desmaio, por isso a importância de uma consulta médica antes de iniciar os exercícios físicos”, frisa.
O cardiologista reforça que antes de iniciar qualquer atividade física, é importante buscar um especialista que a partir da sua história clínica poderá realizar os exames necessários e determinar a periodicidade do acompanhamento.

Atente-se aos seus treinos

Normalmente antes de ocorrer um mal súbito durante a prática de exercícios físicos, o corpo manda recado que algo não vai bem, como: dor torácica em queimação ou aperto ao realizar o exercício, batedeira, tontura e até desmaio podem ser sinais que algo está errado. 
“Neste momento, é melhor procurar ajuda médica para realizar uma avaliação antes de continuar a prática esportiva. Para manter o coração saudável, todos devem adquirir alguns bons hábitos como: alimentação balanceada, exercícios físicos, beber com moderação, não fumar, dormir bem, tentar conviver melhor com o estresse do dia a dia e controlar o peso”, orienta o cardiologista triatleta.

SERVIÇO
Assistam o vídeo completo que o médico publicou repercutindo a notícia da morte do triatleta Felipe Manente, em seu Instagram: @osmarmarchiotojunior.



 

Publicidade

Veja também