CARDIOPATIA CONGÊNITA

Sinomar

Médica alerta importância de um diagnóstico precoce

COLUNA - Sinomar

Data 14/06/2020
Horário 05:40
A médica Bruna Carapeba, Cardiologista Pediátrica em Presidente Prudente:  “acompanhamento antes do nascimento faz a diferença para esses bebês” Foto: A médica Bruna Carapeba, Cardiologista Pediátrica em Presidente Prudente: “acompanhamento antes do nascimento faz a diferença para esses bebês”

Dia 12 de junho foi celebrado o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. A médica Bruna Carapeba, cardiologista pediátrica em Presidente Prudente, chamou a atenção sobre os riscos das cardiopatias congênitas, alertando para cuidados que devem ser tomados por pais e responsáveis.

“A cardiologia pediátrica é importante para o diagnóstico precoce de doenças no coração do bebê, por esse motivo, é de extrema importância a realização do ecocardiograma fetal, no pré-natal, durante a gravidez da mãe. Se durante esse período se for diagnosticado alguma alteração no coração do bebê, a mãe pode ser encaminhada para um centro de especialidades. Dependendo do diagnóstico pode ser necessário uma cirurgia de correção cardíaca no bebê logo após o nascimento, para um sucesso cirúrgico muito maior”, informou Bruna Carapeba.

A médica atende no Ambulatório de Cardiologia Pediatria e Cardiopatia Congênita do HR (Hospital Regional) e Ecocardiograma Pediátrico e Fetal do HR, pelo SUS.

 

RITUAL

Fazer tarefas habituais como ir ao supermercado se tornou um ritual: máscara, álcool gel, medição de temperatura, distância de um metro entre as pessoas… Acho que nunca sonhamos que iríamos encarar algo assim.

 

ALERTA

A Aprag (Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas) alerta para a necessidade de reforçar o combate de insetos e roedores nas cidades. Os novos hábitos adquiridos durante a pandemia, quando muitas pessoas se mantiveram em casa, pode ter ajudado na proliferação desses agentes transmissores de doenças como dengue, zika, chikungunya, leptospirose, entre outras. A quarentena teria aumentado a quantidade de resíduos residenciais. Além disso, os estabelecimentos comerciais fechados transformam-se em campo fértil para o aumento de pragas.

 

RAPIDINHAS

...

Polícia na caça aos criminosos que utilizam a crise para praticar golpes em pessoas carentes.

...

Na adega de Toto Martins (Mercato), fazem sucesso os vinhos importados da Itália, Argentina, Chile, Portugal, Espanha e França.

...

Durante a pandemia retomei as aulas de inglês e italiano. O desuso “enferruja com o tempo”.  A retomada é como voltar a andar de bicicleta...

...

Pais de primeira viagem, Tatiana Andrade e o marido Murillo esperam o bebê Miguel para agosto.

...

Fórmula-1 volta com duas corridas, nos dias 5 e 12 de julho, na Áustria, mas ainda não confirmou GP do Brasil em novembro.

...

A segunda feira, amanhã, ainda faz parte da primeira etapa do Plano de Reabertura das Atividades, e o comércio abrirá normalmente.

...

Ponto final: Bora continuar a impactar positivamente todo nosso redor e ajudar o Brasil a sair dessa crise o quanto antes.

 

Veja também