Carência de Prudente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 10/08/2025
Horário 04:14

É levada ao conhecimento do governador Tarcísio de Freitas (Rep) a informação sobre a necessidade da construção de duas escolas estaduais em Prudente: uma na zona norte e outra na zona noroeste, em áreas densamente povoadas.

2º CICLO E MÉDIO
A da zona norte é no Conjunto Habitacional João Domingos Netto que, em setembro próximo, completará 10 anos da entrega de 2.343 casas, habitadas por cerca de 10 mil moradores. A escola é para alunos do 2º ciclo do ensino fundamental e ensino médio.

OITO ANOS DEPOIS
O município oferece o berçário, ensino infantil e o 1º ciclo do fundamental que vai até o 5º ano. O Estado oferta do 6º ano em diante. O conjunto foi inaugurado em 2015. Em 2023 a primeira de duas escolas municipais, sendo a segunda no ano seguinte.  

PRIMEIRA ESCOLA
A Escola Municipal Conceição Tamaoki foi construída com recursos do governo federal e contrapartida da Prefeitura. Com capacidade para atender 320 alunos, entrou em funcionamento em fevereiro de 2023, ofertando berçário e 1º ano do fundamental.

SEGUNDA ESCOLA
A Escola Municipal Diretor José Roberto dos Santos, com capacidade para 200 alunos e recursos federais e contrapartida local, começou a funcionar em fevereiro do ano, com gradativo escalonamento de ir ampliando as séries atendidas até chegar ao 5º ano.

BUSÃO TODO DIA
Quando não tinham as escolas, as crianças eram transportadas em ônibus da Prefeitura para unidades de bairros vizinhos, especialmente o Brasil Novo, nas escolas Professora Jovita Terin e Rui Carlos Vieira Berbet. 

ZONA NOROESTE
A escola da zona noroeste é para atender seis bairros: Cobral, Leonor, 3º Milênio, Minerva, Panorâmico e Santo Expedito, sendo os mais antigos implantados há mais de 30 anos e os mais novos 11 anos. Em lotes, são 1.918. População de 7,6 mil habitantes.

COBRAL E MILÊNIO
Região que possui duas escolas municipais, cada uma com capacidade para atender 150 crianças cada uma, que são a Vovó Silvéria, inaugurada em 2011 no Jardim Cobral; e a Mário Peretti, inaugurada em 2016 no Residencial 3º Milênio.

PÉ NO ACELERADOR
No retorno à Assembleia Legislativa, após o recesso parlamentar de meio de ano, o deputado estadual Mauro Bragato encaminhou ao governador, por meio de indicações, o pedido para as construções das duas escolas.

EM PARCERIA
No final de 2023, o então prefeito Ed Thomas (MDB) anunciou que esteve na Secretaria de Educação, onde obteve informação que uma das 33 escolas em parceria público-privada no Estado seria construída no João Domingos Netto, para atender 780 alunos.  

POLÍTICAS PÚBLICAS
No lançamento do livro “Como usar a inteligência artificial na educação”, sexta-feira (7) a professora autora Antonia Braz manifestou o entendimento que os governos deveriam criar políticas públicas em favor dessa tecnologia nas escolas.

FÁCIL E RÁPIDO
Durante o lançamento no salão nobre da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência), foram apresentados vários exemplos práticos de como os professores podem utilizar tais recursos, com facilidade, rapidez e eficácia. 

MAIS VISIBILIDADE
A Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) decidiu ampliar a visibilidade de Prudente e região. Na última semana, divulgou pontos turísticos no 8º Conexidades, megaevento realizado em Holambra, na região de Campinas.  

DOIS PRESIDENTES
Para a próxima quarta-feira (13), está prevista conversa do presidente da Unipontal e prefeito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes (Rep), com o presidente da APM (Associação Paulistas dos Municípios), Fred Guidoni.

OUTRA VITRINE
A intenção é de que Prudente e região esteja na vitrine, em um dos estandes do 67º Congresso Estadual de Municípios que acontecerá pela primeira vez em São Paulo capital, de 26 a 28 deste mês, no Mercado Livre Arena Pacaembu.

ALGUNS PRODUTOS
No estande da Unipontal, no Conexidades, além do turismo regional, teve tubaína Funada, levada pelo assessor da entidade municipalista, Clayton Santos; batata-doce e cosméticos Salvatore, levados pelo secretário de Desenvolvimento, Tiago Oliveira. 

MAIOR ENCONTRO
Pelo Conexidades – o maior encontro nacional de gestores públicos e representantes da iniciativa privada – passaram vários prefeitos de municípios da região de Prudente e também o vereador prudentino Aristeu Penalva (MDB). 

BELO DIÁLOGO 
Para a diretoria da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente), essa iniciativa da Unipontal dialoga com a sua atuação para integrar forças, promover os atrativos regionais e pensar no turismo como vetor desenvolvimento orgânico e sustentável.

FÓRUM REGIONAL
O presidente da UEPP, Marcos Eduardo Nomura, anuncia para o dia 30 de outubro o Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico do Oeste Paulista, com o tema Turismo Regional Integrado. Será no campus 2 da Unoeste, no espaço Solarium.

Clayton Santos


Prefeitos Márcio Bidóia (PSD) de Quatá; Valdeci Soró (Rep) de Martinópolis; e Marta Costa (União) de Iepê, no estande da Unipontal

Clayton Santos 


Prefeito de Santo Expedito, Nenê Bétio (PSD), a capital regional do turismo religioso do oeste paulista
 
Clayton Santos


Secretário estadual do Turismo, Roberto Lucena, com o presidente da Unipontal, Nenê Lopes

Francinara Neponucemo


Ricardo Macedo e Marcos Nomura: vice e presidente da UEPP – União das Entidades de Presidente Prudente e Região

Miguel Toninato


Professora Antonia Braz, autora do livro “Como usar a inteligência artificial na educação”

Publicidade

Veja também