Carim iniciará amanhã campanha alusiva ao Dia Mundial do Rim

Pacientes de ESF’s e UBS’s de Presidente Prudente serão atendidos pela entidade no decorrer dos dias

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 10/03/2021
Horário 14:01
Foto: Carim/Cedida
Listas de pacientes atendidos na cidade foram passadas pela Secretaria Municipal de Saúde
Listas de pacientes atendidos na cidade foram passadas pela Secretaria Municipal de Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) iniciará amanhã a campanha “Vivendo bem com a doença renal”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e a Prefeitura. 

A campanha será realizada nos dias 11, 12, 15, 16, 17 e 18 de março, das 7h às 11h, na sede do Carim.

Respeitando as medidas de distanciamento social contra a Covid-19, a equipe técnica da entidade fará o agendamento prévio com pacientes atendidos em ESF’s (Estratégia Saúde da Família), UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e PSF’s (Programa Saúde da Família) de Presidente Prudente, que sejam portadores de diabetes e/ou hipertensão crônica e tenham apresentado alguma alteração no exame de creatinina.

 As listas foram passadas pela SMS do município.

Conforme o presidente, Cássio Tuboni, o objetivo da campanha é priorizar a prevenção da Doença Renal Crônica, sobretudo, àqueles prudentinos que sejam diabéticos e hipertensos crônicos, já que tais doenças são fatores de risco para a DRC.

“Por manhã, serão atendidas 20 pessoas a fim de não gerar aglomeração na sede do Carim”, esclarece.

Elaine Oliveira explica que durante a campanha, além da entrevista, o paciente recebe pedido do exame de creatinina e, posteriormente, o laboratório enviará o resultado diretamente ao Carim, cuja convocação dos casos mais graves será feita em abril. Segundo ela, o intuito não é desvincular o paciente da rede de saúde do município, mas ser um complemento ao trabalho que já é realizado, sobretudo, à prevenção da DRC. 

“Ao ser encaminhado ao Carim, o paciente será atendido pelas especialidades disponíveis e conforme sua necessidade médica. O acompanhamento dá-se por volta de seis meses a um ano, e após este período, o paciente retorna à UBS do seu bairro”, informa a coordenadora do Carim.  

Parceria com o município

A princípio, a ação seria voltada apenas para ESF do Jardim Maracanã, mas em reunião na última sexta-feira com o secretário municipal de Saúde, Elaine solicitou o encaminhamento de pacientes que sejam atendidos também em outras Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Participaram da reunião: Delton Ferraz, secretário municipal; Glauco Bazzo, supervisor médico; Dayara Tomazini, médica; e as enfermeiras apoiadoras e supervisoras das ESF’s de Prudente, Kátia Regina Sobires, Dilene Lourenço Monteiro Guedes, Fernanda Trevisan do Prado e Vanessa Gomes da Barra.

SAIBA MAIS
Por meio de agendamento, os pacientes das unidades de saúde que participarão da campanha, são: ESF - Maracanã, ESF - Cambuci, ESF - Vila Marcondes, UBS - Cedral, UBS ll - Cohab e PSF - São Pedro. 
 

Veja também