Carim tem hoje 300 pacientes; 10% deles são transplantados

Ainda há 400 pessoas em estado conservador e 40 crianças, segundo a presidente da entidade, Sumaia Zakir; “doença renal crônica acomete um em cada 10 brasileiros”, diz ela

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/03/2023
Horário 04:02
Foto: Reprodução 
Doença renal crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais
Doença renal crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais

Neste dia 9 de março é lembrado o Dia Mundial do Rim e o tema da data que ressalta a importância da prevenção e tratamento adequado para a doença renal crônica é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. Em Presidente Prudente, a Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) tem hoje em seus cadastros 300 pacientes renais crônicos, dos quais 10% são transplantados, 400 em estado conservador, ou seja, que não estão na máquina de hemodiálise e 40 crianças. 
“A doença renal crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. Atualmente, ela acomete um em cada 10 brasileiros, e nos estágios iniciais não provoca sintomas. Por isso conhecer a causa e fazer os exames que podem detectar a doença é de fundamental importância”, ressalta a presidente da entidade, Sumaia Zakir, indicando que os exames para o diagnóstico da doença são dosagem de creatinina no sangue e exame de urina.
Ela explica que a doença renal crônica pode ser prevenida e, quando diagnosticada de forma precoce, pode ser controlada. E por isso, a Carim realiza várias campanhas de prevenção à doença renal crônica nos bairros e centro da cidade, empresas, escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
“Nas campanhas de prevenção detectamos os indivíduos que estão com a função renal comprometida e encaminhados ao nosso ambulatório, onde recebem todo atendimento com as especialidades oferecidas. Em torno de um ano, já estabilizados, retornam à UBS de origem para seguir o controle pela unidade”, menciona a fundadora da entidade.

Benefícios da Carim

A Carim oferece atendimentos de serviço social, psicologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, médicos nefrologistas adulto e infantil, endocrinologista adulto e infantil, cardiologista e urologista. Transporta pacientes até os centros de hemodiálise, encaminhamento para transplante, visitas domiciliares, e entrega de cestas básicas. “Contaremos também com a realização de exames de ultrassom e eletrocardiograma”, acrescenta Sumaia.

Anjos da Carim

Conforme a presidente, além das doações da sociedade civil e eventos promovidos pela instituição para arrecadação de fundos, a entidade se mantém com verba impositiva dos vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente, convênio para transporte com a Prefeitura, apoio mensal da Unimed Presidente Prudente, Sicred (Paranapanema), Sicoob Credivale, Nota Fiscal Paulista e também conta com a doação do IR (Imposto de Renda). Nesse caso, o contribuinte deve conversar com seu contador para saber de que forma pode doar para a Carim. “A partir de abril estaremos com a campanha ‘Empresa Amiga da Carim’. 
Assim que estivermos na nova sede iniciaremos um trabalho junto ao empresariado prudentino, buscando apoio do Sincomércio [Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região] e da Acipp [Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente], para obter patrocínios fixos mensais, de acordo com o que a empresa tiver condições de contribuir”, informa a presidente.

“Empresa amiga da Carim"

De acordo com a presidente Sumaia, qualquer ajuda mensal é bem-vinda. “As empresas conseguem reduzir a base de tributação, pois esta doação é dedutível, uma vez que trata-se de uma entidade legalmente registrada e que recebe verba pública”, explica ela.  
Ainda conforme Sumaia, uma receita fixa permitirá à entidade manter os atendimentos ambulatoriais às pessoa carentes, fornecer apoio psicológico, exames mais rápidos, pois a espera do SUS (Sistema Único de Saúde) pode levar um renal à morte. “Se muitos ajudam um pouco, o volume arrecadado permite a continuidade dos atendimentos. Um selo será fornecido para a empresa colocar de forma visível em seu estabelecimento como empresa cidadã, comprometida com projetos sociais, na comunidade onde atua”, destaca Sumaia.

Foto: Cedida


Sumaia diz que é fundamental conhecer a causa e fazer os exames que podem detectar a doença 

Publicidade

Veja também