Carnaval

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista com baixo teor de sódio

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 19/04/2022
Horário 05:30

E não é que neste ano o carnaval está sendo realizado depois da Quaresma? O que que há? O Brasil endoidou de vez, está tudo de ponta cabeça ou invertido? Ou quase tudo? Nada disso. A culpa é do coronavírus. Acharam melhor promover a folia após a Quaresma e, por falar nisso, hoje é a terça-feira gorda do carnaval.
Terça-feira gorda ou, para ser politicamente correto até com o calendário, terça-feira com sobrepeso, é ou não  é? Ou terça obesa, mas me expressando deste jeito parece gordofobia e, claro, politicamente incorreto.  Apesar das recomendações das "otoridades" para evitar aglomerações, é evidente que os blocos sairão às ruas, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas é o tal negócio e cabe a pergunta: os responsáveis pelos blocos carnavalescos combinaram com o coronavírus?
Bom lembrar que a pandemia ainda não acabou e lembrem-se do caso de Xangai, a cidade mais populosa da China. Cautela e caldo de galinha sem cauda não fazem mal a ninguém.
Acho temerário "expor os pulmões" até porque, como já foi mencionado, o "trem" (vírus) está por aí. O bom senso recomenda adiar a festa mais uma vez, a não ser que sejam tomados todos os cuidados bem rigorosos, de preferência com máscara tipo Durango Kid.
Sem os cuidados necessários, há o risco de uma explosão de casos depois do carnaval. Epidemiologistas e outros profissionais de saúde já deram o alerta, pois nos últimos dois anos houve aumento de casos, após a realização de festas populares, com fins de semana prolongados. Complicado, meus caros e minhas caras. Divirtam-se, mas tomem cuidado. Todo cuidado é porco, quer dizer, é pouco.

DROPS

Além dos foliões, os preços também pulam no carnaval.

Cuidado, folião: use serpentina e não serpente.

O Brasil é uma república cheia de reis, a começar pelo rei do futebol, rei da soja e o rei Momo.

É preciso cantar e alegrar a cidade.
(Vinicius de Moraes e Carlos Lyra na "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas") 
 

Veja também