Carnaval traz lazer e diversão, mas exige uma série de cuidados

EDITORIAL -

Data 18/02/2023
Horário 04:15

Chegou o carnaval, uma das festas mais esperadas pelo brasileiro. Época em que alguns aproveitam para passear, viajar em família, rever amigos distantes, descansar ou, por que não, cair na folia?
Após um longo tempo de isolamento social, quando muitos eventos deixaram de acontecer, por conta da pandemia, algumas cidades vão retomando aos poucos a tradição e investindo na programação. 
Neste ano, na região, conforme reportagem publicada em O Imparcial, nove municípios se prepararam para o evento, com o objetivo de oferecer ao público, momentos de alegria e distração. Rosana, por exemplo, espera receber uma média de 10 mil pessoas por dia, de hoje a segunda-feira, no Balneário Municipal. Com atrações musicais todas as noites e entrada franca, o Rosana Folia deve agitar e divertir os foliões, mas também, fomentar a economia da cidade e o turismo.
Presidente Prudente também terá atrações neste fim de semana, com a realização do Brincando no Carnaval, no Parque do Povo, das 16h às 20h, para todas as famílias e o público em geral. Concurso de fantasias, recreações, ampla praça de alimentação e sorteio de brindes integram a programação.
Para quem gosta de cair na folia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Taciba, Anhumas, Estrela do Norte, Regente Feijó e Santo Expedito também são opções. 
Músicas, coreografias, desfiles, concursos e até um novo amor. Carnaval, realmente, traz lazer e diversão, mas exige uma série de cuidados.
O primeiro deles é com as estradas. Quem está de malas prontas deve refletir sobre os riscos de acidentes de trânsito nesta época do ano. Dirija com cautela, por você e pelo outro. Respeite as normas, não excedendo a velocidade permitida na via, não realizando ultrapassagens perigosas, não ingerindo bebida alcóolica quando for pegar no volante e não fazendo o uso de celular, além de sempre utilizar o cinto de segurança ou capacete.
Nestes dias de folia, o consumo de bebidas alcóolicas e de alimentos calóricos aumenta. O ritmo torna-se mais intenso e, como consequência, o corpo perde muita água. O ideal é se hidratar bem, fazer no mínimo quatro refeições por dia, dar preferência a pratos leves e de fácil digestão. Tenha cuidado com o que for consumir na rua, observando a refrigeração, aparência e conservação do alimento.
Além disso, vale ressaltar que se a diversão for em praias, rios, cachoeiras e represas, a preocupação é ainda maior, principalmente com crianças. 
Com ou sem fantasia, aproveite a data para fazer o que gosta. Há quem diga que no Brasil o ano só começa após o carnaval. Então se prepare, 2023 tá logo ali...
 

Publicidade

Veja também