Carreta itinerante oferecerá exames de mamografia gratuitos em Venceslau a partir de terça

Iniciativa contemplará mulheres acima de 35 anos, com 50 atendimentos diários durante a semana e 25 aos sábados, mediante distribuição de senhas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 06/05/2022
Horário 14:00
Foto: Prefeitura de Venceslau
Veículo ficará na Rua São Paulo, ao lado do Centro de Saúde
Veículo ficará na Rua São Paulo, ao lado do Centro de Saúde

Presidente Venceslau receberá, a partir de terça-feira até 21 de maio, a carreta móvel do programa "Mulheres de Peito". O veículo ficará na Rua São Paulo, ao lado do Centro de Saúde. Por meio da iniciativa itinerante, serão oferecidas mamografias gratuitas para mulheres acima de 35 anos.

Caso a munícipe tenha entre 35 e 49 anos ou possua mais de 70 anos, ela deverá levar pedido médico, RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Para mulheres entre 50 e 69 anos, a solicitação é para que levem apenas RG e cartão do SUS.

O atendimento será oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao todo, serão realizados 50 exames diariamente no meio da semana e 25 exames aos sábados.

Os protocolos de combate ao coronavírus serão adotados, com a exigência do uso de máscara e distanciamento social dentro da carreta móvel.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem).

A unidade móvel conta com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. Cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários. As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o SEDI (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), serviço da secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

Organização do espaço

O setor de fiscalização da Prefeitura de Venceslau enviou comunicado aos feirantes que utilizam o espaço ao lado do Centro de Saúde, no final da Rua Comandante Antenor Pereira, para que tenham atenção redobrada nos próximos dois domingos, já que, nos dias 8 e 15 de maio, o espaço que hoje é utilizado como bolsão de estacionamento no centro da cidade receberá também a carreta de mamografia.

"Pedimos para que os feirantes que utilizam este local possam organizar seus espaços, visando não causar prejuízos a eles e também zelar pelas estruturas cedidas pelo programa Mulheres de Peito, visto que é um benefício para o município todo", disse Bianca Marmol Caetano, chefe do setor de fiscalização.

Publicidade

Veja também