Carreta para exames gratuitos de mamografia segue em Prudente até 6 de maio

Serviço tem capacidade para oferecer até 50 atendimentos por dia na semana, mas média diária tem sido de 40, aponta Secretaria de Saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/04/2023
Horário 17:28
Foto: Arquivo
Carreta está estacionada no Hospital de Esperança
Carreta está estacionada no Hospital de Esperança

A carreta do programa "Mulheres de Peito" permanecerá em Presidente Prudente até o dia 6 de maio. Os atendimentos são resultado de uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde.

Localizado no estacionamento do HE (Hospital de Esperança), o veículo garantiu 1.125 exames desde o início da ação, em março. O serviço possui uma cota diária de 50 atendimentos, de segunda a sexta-feira. No entanto, nos últimos dias, a média diária tem sido de 40 atendimentos.

Com isso, a secretária adjunta de Saúde, Daniela Borsari, reforça a importância de as mulheres comparecerem aos exames. Ainda segundo ela, a Central de Agendamento da secretaria entrará em contato com mulheres que correspondem à faixa etária para participarem da ação, com o objetivo de aumentar a procura pelo preventivo.

Quem pode procurar

Para receberem o atendimento, mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam apresentar pedido médico emitido por meio da rede pública. Já aquelas entre 50 e 69 anos podem comparecer sem possuir solicitação médica para o exame. Em ambos os casos, é necessário estar munida com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o RG para ter acesso ao serviço.

De acordo com o governo estadual, a iniciativa tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.

O HE comunica que a distribuição de senhas ocorre apenas para atendimentos no mesmo dia. "Além disso, para evitar a exposição desnecessária à radiação, informamos que só poderão realizar o exame as mulheres que fizeram a mamografia há pelo menos um ano", pontua.

Serviço

A carreta atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, com 50 senhas oferecidas. Já aos sábados, são disponibilizados 25 exames, das 8h às 12h. A demanda é espontânea, ou seja, não há necessidade de agendamento. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada. O HE fica localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.380, na Vila Euclides.

Publicidade

Veja também