Carta aberta

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 28/10/2022
Horário 03:33

Um grupo de venceslauenses divulgou e abriu para quem quiser assinar, a Carta Aberta “Unidos pela Democracia e por uma vida melhor”. Subscrita, dentre outros, por quatro ex-prefeitos, a Carta manifesta o inconformismo com o atual governo e prega mudanças, criticando o bolsonarismo.

CARTA SE PROPAGOU PELO BRASIL
Pessoas de todo o país estão assinando a Carta Aberta produzida pelos venceslauenses. “Alguns têm medo de colocar o nome por causa de represálias e contestação do outro lado, mas apoiam totalmente o documento”, falou um dos seus mentores. Até o meio da semana, o documento escrito no site “peticao.online” tinha 234 assinaturas. 

INTOLERÂNCIA POLÍTICA
Uma triste realidade para Presidente Venceslau. Comerciantes e profissionais liberais estão sendo vítimas de uma lista intitulada “Comerciantes Petistas e não Gratos Venceslauenses”. Quem a publicou na rede social WhatsApp pede para que pessoas não façam negócios ou comprem dos relacionados. A tal lista pegou todos de surpresa e causou muitos problemas. 

EMPRESAS ABREM BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Nos últimos dois dias, cinco boletins de ocorrência eletrônicos foram abertos junto à Polícia Civil de Presidente Venceslau, com pedido de apuração e eventual responsabilização de quem criou, divulgou, replicou e inseriu nomes numa “malfadada” lista de WhatsApp intitulada “Comerciantes Petistas e não Gratos Venceslauenses” com pedido de boicote às empresas que supostamente tenham donos ou funcionários com desejo de votar no candidato do Partido dos Trabalhadores no segundo turno. Isto é crime de assédio eleitoral e fere as normas do livre comércio.

LISTA TEM 18 NOMES
São 18 citações na “malfadada” lista, e, além de empresas, também existem nomes dos meios de serviços liberais, como o deste jornalista, que figura como o número 1 do apontamento desajustado e criminoso. Toda esta história surgiu após a divulgação da Carta Aberta Unidos pela Democracia e por uma Vida Melhor. A missiva, que consta no site www.petição.online, causou revolta em parte dos meios políticos da cidade, sendo o motivo do ataque nas redes sociais.

ATAQUE GRATUITO E CRIMINOSO
Pessoas que não têm nada a ver com a Carta Aberta publicada foram relacionadas nesta lista maldosa, sem nexo, cruel e agora estão sentindo todo o peso desta informação, sendo perseguidas, inquiridas e citadas nas ruas e redes sociais. Algo monstruoso quando se trata de relacionamento social numa cidade. Há indignação e tristeza por parte de todos. 

ANUNCIADO RECAPEAMENTO
A administração municipal de Presidente Venceslau anunciou no começo da semana o recapeamento na Avenida Jorge Tibiriçá. A via é uma das mais importantes da cidade e liga o centro aos bairros mais populosos. Não passa por obras há mais de 20 anos.

SERÁ QUE HAVERÁ TROCAS DOS CANOS?
Desde o governo do prefeito Ernane Erbella foi anunciado que o quadrilátero central de Presidente Venceslau tinha que receber canalização da água por intermédio de canos de PVC. Os atuais são de amianto, material extremamente perigoso para o ser humano. Detalhe: a Avenida Jorge Tibiriçá pertence a este quadrilátero. Será que terá os canos trocados? 

MÁQUINAS PESADAS NAS PASSARELAS
Sábado passado, presenciei e fotografei o recolhimento do que restou de uma árvore (jaqueira) que foi cortada na divisa da Praça Nicolino Rondó com uma casa em Presidente Venceslau. Um caminhão e uma retroescavadeira estavam sobre as passarelas da praça….

PASSARELAS ARREBENTADAS 
Aquelas passarelas foram construídas para passagem de pessoas e no máximo carrinhos de bebês e bicicletas e não de equipamentos pesados de mais de sete, oito toneladas. Ver estas máquinas naquele ponto da cidade é de doer.  Essa postura constante em nossa praça desde outros governos e seguido pelo atual, é a responsável pelo piso estar todo arrebentado…

DECISÃO IMPORTANTE
No domingo, o brasileiro viverá um dos momentos mais importantes de sua história. Faça o seu voto. Compareça às urnas. Seja consciente e respeite a vontade do outro. Tenha confiança no sistema eleitoral e não provoque desordens ou xingamentos. Temos a esperança de que tudo ocorra de forma normal. Democracia é isso. Vença quem vencer, o que importa é a unidade e o respeito de todos.

Publicidade

Veja também