Cartórios eleitorais oferecem atendimento online na pandemia

Na região, funcionários em trabalho remoto atendem às demandas que são respondidas por e-mail; plataforma do TRE também oferece serviços

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/06/2021
Horário 09:00
Foto: Reprodução
Site do TRE-SP disponibiliza atendimento virtual aos cidadãos
Site do TRE-SP disponibiliza atendimento virtual aos cidadãos

Desde o início da pandemia, os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo realizam atendimento online aos cidadãos. Na região de Presidente Prudente, funcionários em trabalho remoto atendem às demandas que são respondidas por e-mail - uma forma de facilitar o serviço devido ao cenário da Covid-19 nos municípios paulistas. 
Letícia Macoratti de Castilho, chefe da 402ª ZE (Zona Eleitoral), afirma que, no momento, não existe atendimento presencial nos cartórios, sendo realizado tudo de maneira virtual. “Ninguém fica prejudicado, porque as demandas são respondidas de forma rápida, e está indo muito bem”, salienta. Ainda, conforme a chefe, o trabalho em home office permanece por tempo indeterminado.

“NINGUÉM FICA PREJUDICADO, PORQUE AS DEMANDAS SÃO RESPONDIDAS DE FORMA RÁPIDA, E ESTÁ INDO MUITO BEM”
Letícia Macoratti de Castilho

Entre os principais serviços prestados pela Justiça Eleitoral e que podem ser realizados pela plataforma digital, estão: título de eleitor (atendimento para alistamento, revisão e transferência de domicílio); certidões eleitorais (quitação, crimes e partidárias); acessibilidade (informações sobre o voto acessível); justificativa eleitoral (regularizar ausência às urnas); multas - eleitor em débito (guia de multa pela internet); mesários (informações de folgas, declaração de trabalhos e vale-alimentação); título e local de votação.

Regularização dos títulos

Dúvidas sobre a biometria também podem ser tiradas pelo atendimento digital. No site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) há uma aba com respostas aos eventuais questionamentos, inclusive, para regularização do título de eleitor. De acordo com a chefe da 402ª ZE, pouco mais de 40 mil títulos foram cancelados em Presidente Prudente.
“Pessoas que não fizeram biometria e não votaram precisam regularizar com urgência, não é preciso esperar voltar o atendimento presencial”, orienta. Assim como no atendimento in loco, o online também gera uma “fila” para acesso no site, e pode congestionar. Diante disso, é importante que o cidadão o faça o quanto antes para evitar conflitos durante a busca pelo serviço. 

SERVIÇO
Em home office, os cartórios realizam atendimento ao público no período das 12h às 18h. O serviço ocorre pelo site (https://www.tre-sp.jus.br/), que disponibiliza os e-mails das zonas eleitorais e número da Central de Atendimento ao Eleitor, que é o 148. 

Foto: Cedida

Letícia é chefe da 402ª ZE, em Presidente Prudente


 

Veja também