Cartórios eleitorais retomam atendimento presencial de forma gradativa

Locais vão operar com 50% de sua capacidade e mediante agendamento online; retorno integral ocorrerá numa segunda fase a partir de 18 de abril

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/03/2022
Horário 14:57
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Serviços relacionados ao título de eleitor também podem ser solicitados de casa
Serviços relacionados ao título de eleitor também podem ser solicitados de casa

Os cartórios eleitorais de todo o Estado retomaram, nesta segunda-feira, o atendimento presencial com 50% de sua capacidade. O retorno integral ocorrerá numa segunda fase a partir de 18 de abril. Para ser atendido, o eleitor deve agendar o seu comparecimento no site do TRE (tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online/agendamento-atendimento-presencial). O atendimento ao público é realizado entre 12h e 17h.

Termina dia 4 de maio o prazo para o alistamento eleitoral e transferência de títulos. O voto é obrigatório para os cidadãos que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, jovens de 16 a 18 anos e para os maiores de 70 anos.

Todos os serviços da Justiça Eleitoral continuam disponíveis pela internet também. Alistamento, transferência do título de eleitor, regularização da situação eleitoral, emissão de certidões, entre outros, podem ser solicitados de casa, por meio do link Atendimento Online (tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online).

Regras de acesso

As medidas de segurança sanitária continuam sendo de observância obrigatória em todas as unidades do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e o ingresso nos prédios observará a apresentação obrigatória de comprovante de vacinação contra a Covid-19 e um documento oficial com foto, exceto para menores de 5 anos, salvo divulgação de protocolo em sentido contrário pelo Ministério da Saúde.

A vacinação a ser comprovada deverá corresponder a pelo menos duas doses, de acordo com o cronograma divulgado pelos órgãos competentes. Aqueles que tiverem contraindicações médicas para serem vacinados deverão apresentar relatório médico, que poderá ser analisado pela Coordenadoria de Atenção à Saúde do Tribunal.

Em razão da pandemia causada pela Covid-19, continua suspensa a coleta de dados biométricos (impressão digital, fotografia e assinatura).

Mais informações pelo site tre-sp.jus.br ou pelo telefone 148. 

Publicidade

Veja também