Cartórios preparam urnas para segundo turno das eleições

Chefes das ZEs explicam que procedimentos consistem na atualização dos candidatos que estarão concorrendo, verificação de bobinas, baterias, entre outros itens

Eleições - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2022
Horário 20:08
Foto: Tânia Rego/ABr
Cartórios preparam urnas eletrônicas para 2º turno das eleições, que ocorrerá dia 30 de outubro
Cartórios preparam urnas eletrônicas para 2º turno das eleições, que ocorrerá dia 30 de outubro

Os cartórios das 101ª e 402ª ZE (zonas eleitorais) de Presidente Prudente e 182ª ZE, que atende Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas e Santo Expedito, mas está localizado em Prudente, iniciaram nesta segunda-feira a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições 2022, que ocorrerá no dia 30. De acordo com a chefe da 402ª ZE, Letícia Macoratti de Castilho, a previsão é que façam toda essa preparação até a próxima segunda ou terça-feira. Já segundo Fabiano Segala, chefe da 101ª ZE, os preparativos das 279 urnas do cartório para esta segunda etapa das eleições terminam no dia 27 com a auditoria.
O que eles fazem nesta preparação? Atualizam a disposição dos candidatos que estarão concorrendo, no caso aos cargos de governador e presidente, verificam bobinas, baterias, se as urnas estão apresentando algum pedido de teste ao ligar, etc. Fabiano destaca que o “único problema que registrado foi a substituição de seis urnas que apresentaram problemas”.
“Não temos nenhum problema a ser corrigido, os apresentados foram resolvidos dentro das seções mesmo, mas transcorreu tudo normalmente, só precisamos fazer uma contingência por erros técnicos que uma urna começou a apresentar, não parava, então, a trocamos por precaução. Os sistemas estão prontos, lacrados pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”, explica Letícia, reforçando que o que fazem mesmo é uma preparação para assegurar que as bobinas, baterias estejam perfeitas. E adianta que no dia 26, às 10h, será feita a auditoria quando se comprova, de forma prática, que o sistema de registro e autenticação de votos é seguro.
Lembrando que, na ocasião, membros do Ministério Público, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), polícias, Magistratura, representantes de partidos políticos podem participar do momento em que procedimentos como verificação de dados oficiais e sistemas eleitorais são realizados. 
 

Publicidade

Veja também