Casa do Artesão é inaugurada em espaço comercial no centro de PP

SINOMAR CALMONA

Diretoria da Casa do Artesão reunida com Ana Paula Setti

COLUNA - Sinomar

Data 04/05/2022
Horário 04:45
Foto: Francinara Nepomuceno

Na noite da última segunda-feira, artesãos de Prudente e região iniciaram uma nova etapa. Após anos, a ARTCULIPPRE (Associação de Artesãos e Culinaristas de Presidente Prudente) se desvinculou da Prefeitura e inaugurou seu primeiro espaço comercial. A ARTCULIPPRE nasceu oficialmente em Presidente Prudente no ano de 2013, pois antes de ser uma associação, o grupo de artesãos não tinha uma estrutura física e enfrentava sol e chuva em praças da cidade. 
Mas com apoio do governo municipal da época, elas passaram a ter um local fixo, localizado embaixo do Pontilhão Comendador Tannel Abbud. Conforme a presidente-fundadora, Maria Joana da Cruz, foi preciso que o grupo se transformasse em uma associação para que a Prefeitura pudesse ceder um espaço. 
Já em 2021, a ARTCULIPPRE - Casa do Artesão passou a funcionar no Centro Cultural Matarazzo, cujo espaço foi cedido pela gestão municipal atual, por meio de uma cessão de uso. O trabalho estava sendo viabilizado pelas secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), com contrapartida de oferecerem cursos de artesanato no centro cultural. 
No entanto, devido à alta demanda, a atual presidente, Viviane Franco Bueno, disse que o grupo, hoje com 50 artesãos, decidiu trabalhar com mais autonomia. “Em assembleia, optamos por buscar um ambiente maior, com rateio entre os associados para alugar um espaço comercial”, explicou. Agora, a Casa do Artesão fica localizada à Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.514. 

Fotos: Francinara Nepomuceno 

Viviane Franco Bueno, presidente da Casa do Artesão


A artesã Jéssica Tomazin, com o marido, Renan, e os filhos Miguel e Maria Alice


Tania Cristina e Fernanda Azevedo (Fê Arte)


Ana Paula Setti, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico


Artesãos e convidados prestigiaram a inauguração do novo espaço


Cláudia Peffardini, Akemi Peffardini, Helena Yamazaki e Giovana Peffardini


Emily Zanetti Roberto


Loraine Margutti, da Ênfase Design


 

Publicidade

Veja também