Católicos dedicam feriado a São Sebastião

Com missas e procissão, padroeiro de Prudente foi celebrado ontem; santo é conhecido como protetor da peste, fome e guerra

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 21/01/2016
Horário 03:46
 

O que para muitos é sinônimo de descanso e lazer, para outros o feriado de São Sebastião, ontem, foi dia de expressar toda sua devoção e fé pelo padroeiro de Presidente Prudente. Mesmo com a brisa fria da manhã, aproximadamente 300 pessoas levantaram cedo para participar da celebração da missa em homenagem ao santo, conhecido como protetor contra a peste, fome e guerra, na Catedral de São Sebastião.

No período da noite, o ato litúrgico teve início a partir das 19h, sob a responsabilidade do bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos e co-celebração de outros padres. Na sequência foi realizada uma procissão que saiu da igreja e percorreu as ruas do centro, entre elas: Barão do Rio Branco e Doutor José Foz, passando pelo calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, e retornando para dentro da igreja, onde houve o encerramento da solenidade.

Jornal O Imparcial Pela manhã, fiéis se reuniram em celebração na catedral que leva o nome do santo

Em sua homilia, o monsenhor José Antonio de Lima exaltou a devoção por São Sebastião, que foi trazida à Prudente pelos fundadores e pioneiros, responsáveis pela construção a primeira capela em homenagem ao santo, erguida em meados de 1918, com madeira, nas imediações da Praça Monsenhor Sarrion. "A devoção por São Sebastião tem sua importância no desenvolvimento da igreja e da cidade. A vida social, política e econômica do povo girava em torno da igreja no início do século. Tudo crescia no em volta da catedral de São Sebastião. Sendo assim, não apenas no aspecto religioso, todo desenvolvimento da comunidade passa pela igreja", considera.

Na sequência, o monsenhor salientou a importância de se cultivar a tradição de cultuar o dia 20 de janeiro. Como forma de agradecer, não apenas pelas bênçãos recebidas contra a fome, doenças graves, conflitos, ou momentos de guerra, mas pelos diversos livramentos. "Que ele rogue por nós e nos mantenha a fé. Para que nos livre de toda epidemia, fome, sede ou guerra. E nos abençoe hoje e sempre", completa.

 

União e comunhão

Com a esposa internada no HR (Hospital Regional), o técnico em manutenção automotiva Felipe Marques, 25 anos, aproveitou a espera do ônibus que o levaria para visitar sua mulher, para pedir uma benção. "É importante ouvir a palavra de Deus, independente da religião. Estou de passagem, pois tenho que visitar minha mulher, mas aproveitei para pedir que Ele nos abençoe", relata Felipe.

Frequentador da Paróquia São José, na Vila Santa Helena, José Apolinário Pereira, 76 anos, revela que não levantou de sua cama com a intenção de ir à missa. O aposentado diz que seu pensamento era ir ao posto de atendimento do Poupatempo renovar alguns documentos. Contudo, devido o feriado o local estava fechado, sendo assim decidiu consagrar seu tempo ao santo. "Vim para agradecer pelas bênçãos recebidas. Acho muito valioso destinar parte do meu tempo na união e comunhão com os irmãos. Alegra nosso coração e nos faz sentir mais leves e em paz", afirma.
Publicidade

Veja também