Católicos iniciam período de preparo pascal

Guardada pelos religiosos, Quarta-Feira de Cinzas marca o começo da Quaresma que segue até abril, no Domingo de Ramos

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 05/03/2014
Horário 07:59
 

A Quaresma é uma prática penitencial dos católicos que inicia com a Quarta-Feira de Cinzas e é finalizada no Domingo de Ramos, segundo o padre Sandro Rogério dos Santos, que é pároco do Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, no Jardim Maracanã, em Presidente Prudente. De acordo com ele, este é um tempo litúrgico de conversão, de caminhada, preparação dos fiéis para a grande celebração da Páscoa. "É tempo para confessarmos e nos arrependermos de nossos pecados, de mudar algo para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo", orienta.

Jornal O Imparcial Padre Sandro: "Peçamos perdão pelos nossos pecados"

Acrescenta que o período é propício para refletir e tomar consciência da realidade humana. "É importante questionar se estamos vivendo como verdadeiros fieis, filhos do Pai. É momento de se converter espiritualmente e se preparar para o mistério pascal", detalha.

O religioso complementa e que na Quaresma, Cristo Jesus convida a todos a mudarem de vida. Neste período, dois dias são dedicados ao jejum: Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

"O jejum a que nos referimos é a abstinência de algo, a oração e a caridade. Praticando estes três gestos estamos abertos a Deus pela oração e aos irmãos pela caridade, em busca de um reequilíbrio de nossas ações, da nossa vida", explica.

 

Simbologia bíblica


Segundo o padre, o período da Quaresma baseia-se na simbologia bíblica do número 40, que corresponde aos mesmos anos que o povo judeu peregrinou pelo deserto, tempo, em dias, que Moisés e Elias ficaram na montanha; dias em que Jesus Cristo passou no deserto tentado pelo demônio.

"A igreja convida seus filhos a viver mais atitudes cristãs para que nos aproximemos de quem é Jesus Cristo. Peçamos perdão pelos nossos pecados e nos reconciliemos fraternalmente", exclama.

E complementa: "Que não haja lugar em nossos corações para o ódio, inveja, mágoa e rancor. Que unidos, como irmãos que somos em Cristo Jesus, aprendamos a conhecer e apreciar a ‘Cruz de Cristo’ e a tomar a nossa com alegria em busca da glória da ressurreição", frisa.

 

Horários de missas


Fiéis que quiserem participar da missa da Quarta-Feira de Cinzas, hoje, poderão ir à paróquia Santo Antonio, no Jardim Paulista, em dois horários, às 15h e às 19h30; na Catedral São Sebastião e no santuário de Santa Teresinha, às 19h30, e na Nossa Senhora do Carmo (Maristela) às 20h. Segundo o padre Sandro, nas ocasiões, será lançada a Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou".

O religioso lembra ainda que a paróquia terá confissões individuais no dia 27 de março, às 19h30 (com a santa missa). E durante a semana, para agendar atendimento, basta ligar no 3907-2253.

 

Campanha da Fraternidade


O tema da Campanha da Fraternidade deste ano faz um alerta do quanto o tráfico humano atenta contra a dignidade da pessoa. Segundo ele, é uma das questões sociais mais graves dos dias de hoje. "É uma nova forma de escravidão moderna, um verdadeiro flagelo social, onde não há país livre desse problema. Seja como ponto de origem do crime ou como destino dos traficados, condiciona as pessoas à escravidão e fere sua dignidade", destaca.

O padre diz que no Brasil a exploração atinge, principalmente, as mulheres, mas também crianças e adolescentes no mercado do sexo, além de trabalhadores escravizados em atividades produtivas. "Durante a campanha, nos encontros de fraternidade nos setores e lares, durante vias sacras, entre outras programações, chamaremos todos a tomar consciência da realidade, denunciá-la e atuar para transformá-la. Este é um assunto grave que precisa da atenção de todos nós", salienta padre Sandro.

 
Publicidade

Veja também